Seja Bem-Vindo a SB Ortoimplante

6 benefícios do implante dentário que você precisa conhecer

benefícios do implante dentário

6 benefícios do implante dentário que você precisa conhecer

Você já ouviu falar sobre os benefícios do implante dentário? Capaz de trazer de volta a beleza e a saúde de um sorriso, o implante nada mais é do que um procedimento utilizado para repor um ou mais dentes da arcada dentária. Em geral, ele é utilizado por pacientes que, por algum motivo (como fraturas, quedas e falta de cuidado), sofreram a perda.

Com base nisso, vamos desenvolver mais sobre o assunto e apresentar, de fato, o que é o implante dentário, como ele funciona e quem pode realizar o procedimento. Além disso, vamos mostrar quais são os seus principais benefícios. Se você tem interesse em assegurar a estética, a saúde e a funcionalidade dos seus dentes, leia esta publicação e aproveite as informações!

Afinal, o que é o implante dentário?

Caracterizado por ser uma ótima opção para pessoas que tiveram perdas dentárias, o implante é um procedimento que repõe com segurança os dentes. Ele pode ser usado para a recolocação de um ou mais dentes desde que, antes, haja uma avaliação profissional.

Ele funciona como raízes artificiais de metal, porém, com um cilindro (ou pino), normalmente de titânio, que é colocado dentro do osso mandibular. O processo, por mais que seja cirúrgico, é simples e rapidamente realizado. No entanto, é imprescindível que seja feito por um dentista especializado.

É importante mencionar que o procedimento é muito mais que estético. Ele assegura a saúde e a própria funcionalidade dos dentes, uma vez que a perda dentária pode gerar problemas ósseos, de mordida e visuais.

Como é feito o procedimento?

O implante dentário é um procedimento osseointegrado. Isso significa que ele é integrado ao osso, oferecendo mais estabilidade e suporte para as próteses.

Inicialmente, o pino de titânio é instalado dentro do osso maxilar, logo abaixo da gengiva. O processo de integração leva, em média, de quatro a seis meses. Logo depois, o profissional retira o implante da gengiva para colocar o dente artificial no meio bucal.

É interessante mencionar ainda que, ao contrário de alguns procedimentos odontológicos, como as pontes fixas convencionais (popularmente conhecidas como dentadura), o implante não exige desgaste da região dental para apoiar os novos dentes. É necessário apenas ter um cuidado pós-operatório.

O processo pode ser realizado em qualquer paciente?

O procedimento pode ser feito tanto por pacientes que perderam somente um dente quanto por pessoas que perderam mais ou, até mesmo, todos da arcada dentária. O pré-requisito principal para realizar um implante é que a gengiva e os ossos bucais estejam saudáveis, afinal, são eles que oferecem a estrutura para todo o processo. Por esse motivo, é essencial o acompanhamento de um profissional, além da realização de um exame clínico para checar a consistência da estrutura bucal.

Existem ainda alguns casos específicos nos quais o tratamento não é recomendado, como diabéticos, fumantes, pacientes com problemas no coração de alto risco ou com osteoporose. Ele também é contraindicado para crianças, mas a avaliação de um dentista é sempre importante.

Quais são os benefícios do implante dentário?

Como já mencionamos, o implante é muito vantajoso e oferece benefícios relacionados à saúde bucal, à estética do sorriso e à funcionalidade dos dentes. Confira!

Powered by Rock Convert

1. Aumento da autoestima

Um dos principais motivos que leva uma pessoa a buscar um tratamento estético é a falta da autoestima. A perda dentária, mesmo que de apenas um, é um problema que deixa o paciente envergonhado e com a autoestima baixa.

Existem situações nas quais a pessoa não conversa e não sorri, provocando complicações ainda graves, como a depressão. No entanto, o implante deixa o sorriso impecável e devolve o amor-próprio para qualquer um.

2. Preservação da estrutura natural

Como o procedimento não exige desgaste dos dentes danificados para servir de âncora para as pontes, o implante é capaz de preservar toda a estrutura saudável e natural dos dentes.

Além disso, ele oferece uma força de mastigação para a estrutura óssea, conservando o osso. Nas situações as quais o paciente coloca pontes convencionais ou próteses parciais, o osso pode sofrer, vagarosamente, uma reabsorção e mudar até mesmo a expressão do rosto.

3. Aperfeiçoamento da mastigação

O implante deixa o sorriso de uma pessoa completo e saudável. Consequentemente, ele facilita a mastigação e torna-a muito mais eficiente. Vale mencionar que, isso ainda deixa as condições favoráveis para a articulação da mandíbula e para uma alimentação adequada.

4. Restauração da sociabilidade

Além de ajudar a corrigir os problemas fonéticos causados pelo mau posicionamento dos dentes, o tratamento melhora também a sociabilidade de uma pessoa. Com um sorriso bonito e saudável, não há motivo para se sentir constrangido ao conversar com alguém ou, até mesmo, falar em público. Pelo contrário! Aproveite para se destacar no emprego e curtir os momentos com amigos e família.

5. Melhora do funcionamento do organismo

A ausência de muitos dentes na estrutura bucal é capaz de comprometer a primeira fase da digestão, a mastigação. Depois, os outros processos da digestão também podem ser afetados, já que o alimento pode chegar com pouca saliva e em tamanhos maiores no estômago.

Já com o implante, o alimento é adequadamente triturado e o sistema digestivo trabalha com mais eficácia. Isso evita o aparecimento de problemas gastrointestinais e até digestivos.

6. Benefício estético

Possivelmente, você já deve saber que um sorriso bonito, alinhado e saudável é capaz de melhorar a estética de qualquer pessoa, certo? É exatamente isso que o implante faz. Ele torna o sorriso de um paciente impecável. O antes e o depois é surpreendente, tornando a beleza de uma pessoa cativante e encantadora.

Agora que você já sabe mais sobre quais são os benefícios do implante dentário, o que ele é, como é realizado e quem pode fazer, aproveite cada uma das informações e procure um dentista para realizar a sua avaliação. Lembre-se de que é um tratamento estético e que assegura a saúde de um sorriso, mas é preciso ter a orientação profissional.

Se você precisa de um tratamento de qualidade, entre em contato com a SB Ortoimplante e conheça nossos serviços!

Compartilhar:

Beatriz Senne de B. Novais

Beatriz Senne de B. Novais

Autora do Blog da SB ortoimplante | CRO 35323 | Reabilitação Oral - PUC RJ | Harmonização Orofacial (Membro Sbti) | Especializada em odontologia do Sono.

Comentário em "6 benefícios do implante dentário que você precisa conhecer"

  1. […] objetivo do implante dentário é repor um ou mais dentes que, por algum motivo, o paciente perdeu, e é constituído por duas […]

  2. […] passou a ser feita pelos dentistas porque se enxergou a necessidade de considerar os tratamentos dentários como parte dos procedimentos estéticos e vice-versa. Afinal, do que adianta ter o sorriso […]

  3. […] explica o passo a passo, tira todas as dúvidas com relação ao procedimento e fala sobre as vantagens e desvantagens, preço e possíveis dificuldades ao longo das etapas do implante […]

  4. […] de existirem tratamentos para solucionar o problema, como o uso de próteses ou implantes dentários, é importante conhecer as principais causas da perda dentária e quais cuidados adotar no dia a […]

  5. […] de existirem tratamentos para solucionar o problema, como o uso de próteses ou implantes dentários, é importante conhecer as principais causas da perda dentária e quais cuidados adotar no dia a […]

  6. […] implante dentário é um tratamento que tem se popularizado em função dos benefícios que oferece. Ele promove a reabilitação oral de quem, por algum motivo, perdeu um dente ou mais, readequando […]

  7. […] grande vantagem é fazer um melhor planejamento da cirurgia, evitando a chance de erros ou riscos. Com a […]

Leave comment

Postado em 26 de dezembro de 2018, por beatrizbritto.