Seja Bem-Vindo a SB Ortoimplante

Saiba o que é a Gengivite e como é feito o seu tratamento

Gengivite

Saiba o que é a Gengivite e como é feito o seu tratamento

Para ter uma boa saúde bucal, é preciso muito mais do que apenas escovar os dentes. Muitas pessoas acabam se esquecendo de cuidar das gengivas durante a escovação, e todo esse descuido pode desencadear uma gengivite.

A gengivite é a inflamação dos tecidos da gengiva e também é a fase inicial de outra doença mais grave chamada periodontite, que é a principal responsável pela perda dental nos adultos. A boa notícia é que a gengivite pode ser tratada. Assim, quanto mais cedo o paciente começar o tratamento de gengivite, menores serão as consequências.

Você está sentindo a sua gengiva inchada? Sente gosto de sangue na boca? Então, continue com a leitura e informe-se sobre o assunto, você pode estar com gengivite!

Qual a causa da gengivite?

A gengivite é causada pela placa bacteriana, que nada mais é do que o acúmulo em longo prazo de comida e microrganismos ao redor da parte exposta dos dentes, línguas e gengivas. A presença da placa é algo natural para o nosso corpo, mas se ela não for removida por meio de uma boa escovação ou limpeza com o dentista, a placa bacteriana se transforma em uma crosta dura, chamada de tártaro, que fica presa entre os dentes e é difícil de remover.

Os restos de comida da placa bacteriana servem de alimento para as bactérias presentes em sua boca. Essas bactérias liberam ácidos e toxinas que são os grandes responsáveis por causar a inflamação das gengivas, cáries e outros problemas bucais.

Existem vários fatores que podem desencadear a inflamação das gengivas, como aparelhos e dentaduras pouco higienizados, dentes desalinhados e até mesmo o uso de medicamentos como pílulas anticoncepcionais.

Powered by Rock Convert

Quais são os sintomas da gengivite?

A cor das gengivas saudáveis é o rosa, já as gengivas inflamadas ficam superavermelhadas e inchadas. A inflamação também causa o sangramento fácil das gengivas, seja durante a escovação ou o uso do fio dental. Geralmente, a gengivite também deixa as gengivas sensíveis, mas há casos em que o paciente com essa doença não sente nenhuma dor ou desconforto.

Por haver casos em que a doença se manifesta de forma silenciosa, você precisa ficar atento a outros sintomas, como:

  • dentes mais aparentes devido à retração das gengivas;
  • as gengivas se separam dos dentes e formam espaços vazios;
  • presença de pus ou secreção ao redor dos dentes;
  • mau hálito forte.

Quais os riscos da gengivite?

Como já foi dito brevemente no início do texto, a gengivite geralmente representa a fase inicial de uma doença mais grave, a periodontite.

Caso o primeiro estágio não seja tratado corretamente, a inflamação se agrava de tal maneira que afeta a estrutura óssea que sustenta os dentes. Nos quadros mais avançados, quando a inflamação já destruiu boa parte das gengivas e comprometeu as fibras ósseas, os dentes amolecem e caem. A periodontite aparece muito em pessoas fumantes, pois a fumaça do cigarro resseca os vasos sanguíneos e causa a retração das gengivas.

A boa notícia é que tanto a gengivite quanto os casos mais leves de periodontite têm tratamento. O ideal é que você procure a ajuda de um dentista o mais rápido possível, pois, se a estrutura óssea da sua boca for comprometida, as consequências podem ser irreversíveis.

Gostou do conteúdo sobre tratamento de gengivite? Este assunto é do seu interesse? Então, leia este outro texto sobre os problemas bucais mais comuns.

Já conhece nossas redes sociais? Facebook | Istagram

Compartilhar:

Beatriz Senne de B. Novais

Beatriz Senne de B. Novais

Autora do Blog da SB ortoimplante | CRO 35323 | Reabilitação Oral - PUC RJ | Harmonização Orofacial (Membro Sbti) | Especializada em odontologia do Sono.

Comentário em "Saiba o que é a Gengivite e como é feito o seu tratamento"

  1. […] de ajudar a corrigir os problemas fonéticos causados pelo mau posicionamento dos dentes, o tratamento melhora também a sociabilidade de uma pessoa. Com um sorriso bonito e saudável, não há motivo […]

  2. […] gengivite: considerada o primeiro estágio da inflamação; […]

  3. […] infiltrações, cáries de mancha branca, tártaro e gengivite, essa câmera não vai deixar nada passar! As imagens obtidas poderão ser armazenadas no […]

  4. […] surgimento desse problema está ligado a algumas doenças dentárias (como periodontite) e também à escovação errada, que já foi citada no tópico acima. […]

  5. […] também pode ser perdida por causa do avanço da idade ou devido ao aparecimento de doenças como periodontite. Quando esse é o caso, antes, o paciente precisa passar por um enxerto ósseo para […]

Leave comment

Postado em 7 de dezembro de 2018, por beatrizbritto.