Seja Bem-Vindo a SB Ortoimplante

Implante dentário: o que deve ser levado em consideração para fazer?

Implante dentário: o que deve ser levado em consideração para fazer?

O implante dentário é uma tendência que muda significativamente a vida das pessoas, principalmente daquelas que, por algum motivo, perderam um dente ou estão na terceira idade. Embora a maioria das pessoas já tenha ouvido falar nesse tipo de prótese dentária, pouquíssimas são aquelas que têm um conhecimento mais aprofundado sobre o recurso e sabem exatamente quais são os casos em é recomendado, como funciona, como escolher um bom profissional e outros detalhes.

Como os implantes dentários se tornaram a opção mais cobiçada pelos pacientes que precisam repor algum dente, preparamos este post para apresentar os principais aspectos a respeito do assunto. Ficou interessado? Então, continue com a leitura!

Como funciona o implante?

O implante dentário é um procedimento odontológico inovador que tem o objetivo de fazer a reposição de um ou mais dentes com mais eficiência que os demais métodos. Ele garante ao paciente total reabilitação de suas funções bucais, isso inclui mastigação, fonética e estética.

A perda dos dentes pode ser causada por problemas de saúde como periodontite e cárie em estágio avançado e também por traumas que tenham afetado a raiz ou a estrutura óssea da pessoa. Todos os problemas citados podem ser solucionados por meio dos implantes, fator que tornou o procedimento muito popular nos consultórios.

Os implantes dentários são compostos por duas peças: o pino e a prótese. Os pinos — feitos de titânio — são acoplados ao osso logo abaixo da gengiva, substituem a raiz do dente e servem de base para a prótese que virá em seguida. O paciente precisa passar por uma cirurgia para que eles sejam colocados. Já a prótese é a parte do implante que tem o formato dos dentes.

Quais são os tipos de implantes?

A ideia geral do implante é essa: uma prótese dentária sobre um pino de titânio. Embora pareça simples, existem várias formas de realizar a reposição dos dentes para atender a todos os casos que possam aparecer dentro dos consultórios. Confira os principais tipos de implante dentários existentes no mercado atual!

1. Implante ósseointegrado

Esse tratamento serve para casos precisos de perda de um ou alguns pares de dentes. O procedimento que era usado antes do surgimento dos implantes dentários era chamado de ponte fixa, mas entrou em desuso devido a sua ineficácia se comparada ao implante.

A coroa — prótese feita em cerâmica, que imita o formato do dente — é parafusada ao pino de titânio pelo cirurgião-dentista. Ela não é removível, entretanto, o material utilizado é de ótima qualidade e dura a vida toda.

Vale ressaltar que, nesse caso, após o implante ser acoplado ao osso do paciente, deve-se aguardar cerca de 3 a 5 meses para que a estrutura óssea da pessoa integre as peças ao organismo. A aplicação da prótese dentária só pode ser realizada após essa integração.

2. Prótese total sobre implantes (protocolo)

A prótese total protocolo é a melhor opção para os casos em que o paciente perdeu todos os dentes, seja da arcada inferior ou da superior. Diferente do primeiro tipo, ela cobre toda a arcada e é única, afinal, aplicar um dente por vez seria muito inviável e caro. A grosso modo, o protocolo é uma dentadura fixa no osso do paciente mas diferente da dentadura convencional a prótese do tipo protocolo deixa o céu da boca livre.

São aplicados de quatro a oito implantes de titânio na parte óssea da boca. Essa base é o que dará sustentação para a prótese total. Após a osseointegração dos implantes, a prótese dentária pode ser fixada com sucesso.

Esse implante também não pode ser removido, e esse é o detalhe que faz do implante uma opção muito melhor que as dentaduras. Além da questão estética, a dentadura não dá segurança ao paciente, dessa forma, a pessoa é incapaz de recuperar a sua capacidade a função mastigatória. Já o paciente que realiza o implante conhecido como protocolo, consegue recuperar até 85% do seu poder de mastigação.

3. Overdenture

Também é uma espécie de prótese total fixa sobre implantes, mas a diferença entre esse tipo e a protocolo, é que a primeira pode ser removida. Essa prótese é colocada sobre 2 ou 4 pinos, bem menos que o total de implantes utilizados no protocolo.

A overdenture pode ser removível devido à existência de um dispositivo chamado “botões de encaixe e precisão” que são instalados na parte de dentro da prótese total. Esses botões permitem a fixação nos pinos de titânio assim como a sua soltura.

Sua principal vantagem é que o paciente pode retirá-la para fazer a higienização. Além disso, o preço desse implante também é bem mais em conta que o tipo protocolo.

Qual o especialista mais indicado para realizar o implante dentário?

Assim como a Medicina, a Odontologia também pode ser dividida em várias especialidades. Desse modo, os profissionais indicados para os casos de implantes são aqueles que têm um estudo mais aprofundado no assunto, como o especialista em prótese dentária e o implantodontista.

Isso significa que talvez  o seu dentista de confiança não seja a pessoa mais indicada para fazer um implante, se ele não for especializado na área. Outros fatores também devem ser considerados. O recomendado é que você sempre peça a opinião de mais de um dentista sobre o seu caso, assim não há o risco de fazer um procedimento sem a indicação correta e desnecessário em sua boca.

Outra dica importante é que você pesquise sobre a reputação do profissional, bem como a da clínica em que ele atua e, antes de se submeter a qualquer procedimento, tenha uma conversa esclarecedora com para que ele possa tirar todas as dúvidas que ainda restam.

Como você pode perceber, o implante dentário é um dos procedimentos mais bem vistos dentro do mundo da Odontologia. Portanto, mostra-se uma excelente opção reabilitadora. Caso você acredite que precise desse recurso, procure um cirurgião-dentista capacitado. Existem muitos profissionais qualificados que são especialistas no assunto e poderão proporcionar uma ótima experiência.

E aí, gostou deste post? Quer saber mais sobre próteses e implantes dentários? Então, aproveite para entrar em contato com a SB Ortoimplante e conhecer mais de perto o nosso trabalho!

Compartilhar:

Leave comment