Seja Bem-Vindo a SB Ortoimplante

Quais os principais cuidados pós-operatório de implante dentário?

Quais os principais cuidados pós-operatório de implante dentário?

A colocação de implantes dentários é um dos procedimentos mais requisitados nos consultórios dos dentistas, principalmente pelos seus resultados bastante satisfatórios. Se você está pensando em se submeter a essa cirurgia dentária, então é preciso conhecer quais são os cuidados do pós-operatório de implante dentário.

A instalação do implante é feita por meio de uma cirurgia oral, tão séria e com riscos semelhantes a qualquer intervenção cirúrgica. Desse modo, para que os resultados sejam alcançados e a cicatrização ocorra da melhor maneira possível, o paciente precisa seguir à risca alguns cuidados e recomendações do profissional.

Se você deseja diminuir as dores, inchaço, sangramento e mau hálito causados por essa cirurgia, leia este post até o final e confira as nossas dicas!

Use e abuse das compressas de gelo

O ideal é que após a cirurgia  para que você possa sair do consultório  seu dentista já providencie uma pequena compressa de gelo e coloque sobre o local operado imediatamente. Essas compressas serão as suas melhores amigas durante os dois ou três primeiros dias de pós-operatório.

O gelo é superimportante durante esse período porque a baixa temperatura retrai os vasos sanguíneos, o que permite a diminuição considerável do fluxo de fluidos e sangue, evita a ocorrência de sangramentos, bem como ajuda a diminuir a dor e o inchaço pós-cirúrgico.

Enquanto as baixas temperaturas ajudam no processo de recuperação, o calor deve ser evitado ao máximo pelo menos nos primeiros dias, pois dilata os vasos. Portanto, nada de banhos quentes demais e ingestão de qualquer alimento ou bebida com alta temperatura.

Geralmente, as pessoas tendem a tomar sopa quando não podem mastigar, mas o ideal após a cirurgia é que você tome bastante sorvete, suco e vitamina. Caso haja qualquer sangramento, coloque uma gaze dobrada sobre o local e morda com força durante alguns minutos. Se o sangramento persistir, procure o seu dentista imediatamente.

Faça uma dieta restrita

Os primeiros dias de pós-cirúrgico são os piores: além de seguir tudo o que foi dito acima, você também precisará tomar muito cuidado com a sua alimentação. Deve-se evitar ao máximo mastigar durante os dois primeiros dias e, pelo menos durante uma semana, não usar o lado lesionado de forma alguma para a mastigação.

No início, é recomendável que o paciente faça uma dieta baseada em alimentos pastosos e líquidos, desde que eles não sejam servidos em temperatura quente como já mencionado anteriormente. Conforme o seu estado for melhorando, comece a ingerir alimentos sólidos aos poucos.

Tenha cuidado com qualquer comida que se desfaça em pedaços muito pequenos e duros, que sejam grãos ou que tenham sementes como morango, arroz, e pipoca. Os resíduos dos alimentos podem ficar alojados nos cortes da cirurgia e gerar uma grave infecção, além, é claro, do mau hálito.

Cuide ainda mais da sua higiene bucal

A higienização é essencial para a cicatrização, pois qualquer cirurgia facilita a proliferação de bactérias. Na verdade, após um procedimento cirúrgico, o ideal é que o paciente aumente a frequência de sua higiene bucal.

Continue escovando os dentes, gengiva e língua normalmente, mas evite aproximar a escova da área operada. O local da cirurgia deve ser higienizado com gaze embebida de soro fisiológico. O seu dentista provavelmente recomendará um bochecho próprio para o uso em pós-operatórios, porém, tenha bastante atenção: você não pode bochechar de forma alguma!

Apenas coloque o líquido em sua boca e deixe que ele passe pela região operada. Fazer o bochecho é um movimento muito brusco, capaz de tirar os pontos e causar sangramentos.

Evite ao máximo fazer esforço físico

Quem passa por qualquer tipo de intervenção cirúrgica tem que repousar, certo? Saiba que a mesma recomendação se aplica à cirurgia de implante dentário. Durante a primeira semana de pós-operatório, o ideal é que o paciente evite fazer esforço ou qualquer atividade física, caso contrário o sangramento, inchaço e dor podem voltar ainda piores.

Portanto, não se esqueça de pedir um atestado para o seu dentista e folgar no seu trabalho pelo menos durante dois dias. Vale ressaltar que a pessoa que colocou implantes dentários não deve pegar peso e, principalmente, abaixar a cabeça, visto que esse movimento faz uma pressão forte no rosto, o que pode remover os pontos.

Dessa forma, é recomendado que a pessoa em pós-cirúrgico até mesmo durma com um travesseiro mais alto para que a sua cabeça não fique muito tempo jogada para trás. Entretanto, não é proibido dormir de lado, mas tenha cuidado para não deitar sobre o lado operado.

Tome os medicamentos conforme a prescrição do dentista

Após a cirurgia, o profissional provavelmente vai recomendar alguns medicamentos para que você tome durante o pós-operatório. E, sim, o dentista pode prescrever remédios, principalmente em casos cirúrgicos.

Normalmente, quem passa por uma cirurgia dentária tem que tomar analgésicos para amenizar a dor, anti-inflamatórios e antibióticos. Além disso, é de extrema importância que você tome as medicações corretamente.

Geralmente, as pessoas tendem a menosprezar a cirurgia dentária e interrompem o uso do medicamento antes da hora, mas isso pode gerar complicações muito sérias no futuro.

Evite maus hábitos

O paciente não pode de maneira alguma ingerir bebidas alcoólicas durante uma semana. Além de ser prejudicial para a cirurgia, o álcool inibe a ação do antibiótico. O cigarro também deve ser evitado — essa é uma ótima oportunidade de abolir o uso pelo resto da vida!

Caso você tenha mania de roer unhas, é melhor tomar bastante cuidado, principalmente se o implante foi colocado em algum dos dentes da frente.

No mais, esses são todos os cuidados mais importantes que o paciente deve ter durante o pós-operatório de implante dentário. Se você quer ter um bom resultado e se recuperar com rapidez, então não deixe de seguir todas as recomendações que nós citamos acima, além das orientações que serão passadas pelo seu dentista após a cirurgia.

E aí, gostou das nossas dicas? Esse tipo de conteúdo é do seu interesse? Então, siga a SB Ortoimplante no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!

Compartilhar:

Comentário em "Quais os principais cuidados pós-operatório de implante dentário?"

  1. […] e comidas leves e pastosas são opções ótimas para diminuir inchaço, sangramento e incomodo no pós-operatório. A limpeza profissional da prótese é essencial para garantir a longevidade do tratamento. Por […]

  2. […] procedimento, como já foi dito, é cirúrgico, porém simples e rápido. Ele é feito dentro na própria clínica e com o uso de anestesia […]

Leave comment