Seja Bem-Vindo a SB Ortoimplante

Pare de fumar! Conheça 7 impactos do tabagismo para a saúde bucal

Pare de fumar! Conheça 7 impactos do tabagismo para a saúde bucal

É de conhecimento geral que o cigarro causa diversos danos tanto para a saúde física quanto para a mental. Todos já estão cansados de ouvir sofre os malefícios do cigarro e, mesmo assim, ainda há pessoas que fazem uso dessa droga viciante. Nós poderíamos citar aqui várias doenças causadas pelo cigarro, mas o assunto deste texto é especialmente sobre o tabagismo e saúde bucal.

Engana-se quem pensa que os problemas que o tabaco pode trazer à saúde bucal limitam-se a dentes amarelados e fracos. Há várias doenças gravíssimas (como o câncer) que são consequência do tabagismo.

Se você deseja conhecer os piores impactos que o tabagismo pode causar a sua saúde bucal então continue lendo este texto!

1. Dentes escuros

A nicotina (uma das várias substâncias presentes no cigarro) além de causar a dependência também é responsável por deixar os dentes de quem fuma amarelos.

O uso contínuo do cigarro promove o acúmulo da nicotina nas camadas superficiais do dente e deixa, assim, uma pigmentação escura. Como a nicotina está praticamente impregnada no dente, é quase impossível remover a coloração amarela apenas com a escovação comum.

A boa notícia é que o dentista pode ajudar a retirar essas manchas amareladas por meio do clareamento dental, e o efeito pode ser revertido com a interrupção do uso de cigarro.

2. Boca seca

A saliva é importantíssima para a saúde bucal, nela é possível encontrar substâncias que agem como a proteção natural da boca e mantêm as mucosas e as gengivas saudáveis. A fumaça do cigarro inibe a produção de saliva e resseca a boca. Sem a proteção natural da saliva, o fumante está propenso a ter mais problemas com cáries, dificuldade na mastigação além de ter problemas com a sua mucosa bucal.

3. Mau hálito

A halitose (comumente conhecida como mau hálito) pode ser causada por diversos fatores, mas o mais comum é a digestão dos restos de alimento presentes em nossa boca pelos micro-organismos, o que causa um odor desagradável.

No caso dos fumantes, o mau hálito é causado pelo cheiro da fumaça do cigarro. Qualquer um é capaz de identificar facilmente um fumante Isso acontece porque a fumaça fica alojada nas vias respiratórias e o cheiro ruim é exalado conforme a pessoa fala.

O cheiro de fumaça muitas vezes vem acompanhado da halitose causada pelos micro-organismos citados acima. Como já foi dito, quem fuma tem a sua produção de saliva prejudicada, e a saliva contém substância bactericidas. Sem essa proteção natural contra o mal odor, a halitose fica ainda pior.

4. Alteração na voz

Você já deve ter percebido que é comum entre as pessoas fumantes ter a voz rouca e grave. Isso não é uma mera coincidência. Lembra-se que o cigarro é responsável por deixar a boca seca? Pois bem, a fumaça resseca não só a boca, mas as mucosas da garganta e do nariz também.

Como forma de defesa, o organismo produz uma secreção ao longo das pregas vocais, o que causa a famosa tosse de fumante. Essa tosse incômoda deixa a garganta irritada e as cordas vocais machucadas, o que acaba alterando o tom da voz do indivíduo.

5. Problemas na gengiva

Além de escurecer os dentes, a nicotina também promove o escurecimento da gengiva. Esse é o problema menos grave.

O primeiro problema que o cigarro causa às gengivas é a gengivite, que nada mais é que a inflamação da gengiva causada pela ação da placa bacteriana. O cigarro diminui a circulação sanguínea da gengiva, o que favorece a proliferação das bactérias. Sabe aquele espaço que há entre os dentes e a gengiva que você dificilmente consegue alcançar com a escovação? Essa é a placa bacteriana que causa a gengivite.

Um dos primeiros sintomas dessa doença é o sangramento das gengivas, mas, como a circulação sanguínea da boca do fumante está comprometida, o sangramento é discreto ou inexistente, dificultando, assim, que o indivíduo note a doença no início. Outros sinais são a perda da estrutura óssea, o inchaço e a retração da gengiva, sendo possível ver as raízes dos dentes. Caso o caso fique mais grave, então surge a periodontite.

Mesmo que os dentes do indivíduo estejam saudáveis e sem qualquer cárie ou abscesso, devido à falta de estrutura óssea e à retração da gengiva, os dentes podem amolecer até caírem. Um dente perdido pela periodontite dificilmente pode ser reconstruído por meio de implantes, pois sem a estrutura necessária não há como sequer substituí-lo.

6. Câncer de boca

Essa é a primeira doença que vem a nossa cabeça quando pensamos nos malefícios do uso do cigarro, afinal, o tabagismo está associado a vários tipos de câncer como o de lábio, faringe, laringe, esôfago, pulmão e o câncer bucal.

Além das várias substâncias tóxicas que são liberadas para dentro da mucosa bucal, a temperatura da fumaça do cigarro também ajuda a destruir a as camadas que protegem a boca e prejudicam a cicatrização.

As substâncias do cigarro alteram a composição genética das células e causam a sua multiplicação desenfreada.

7. Problemas respiratórios

Você também já deve ter reparado que a maioria dos fumantes têm uma nítida dificuldade para respirar. Isso acontece porque a fumaça prejudica as vias aéreas. O problema é que os malefícios afetam não somente o fumante mas também quem está ao seu lado.

Para o usuário de tabaco, além da falta de ar, alguns problemas que podem surgir são o ronco, bronquite, enfisema pulmonar e câncer de pulmão.

Neste texto nós abordamos todos os problemas relacionados a tabagismo e saúde bucal, mas vale lembrar que o cigarro causa várias outras doenças e complicações para todo o corpo e não só para a boca. Caso você tenha largado esse vício e deseja reconstruir a sua saúde bucal, procure a ajuda de um dentista. A única vantagem do cigarro é que algumas doenças que ele causa são reversíveis ao longo do tempo.

Gostou das informações? Quer saber mais sobre cuidados com a saúde bucal? Então acesse este artigo onde nós mostramos os 8 principais cuidados com a saúde bucal na terceira idade.

Compartilhar:

Leave comment