Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/sbortoimplante/www/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2758

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/sbortoimplante/www/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2762

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/sbortoimplante/www/wp-content/plugins/revslider/includes/output.class.php on line 3706
Conheça 3 principais causas de perda dos dentes e como prevenir

Seja Bem-Vindo a SB Ortoimplante

Conheça 3 principais causas de perda dos dentes e como prevenir

perda de dentes

Conheça 3 principais causas de perda dos dentes e como prevenir

A perda de dentes é uma das grandes preocupações dos pacientes, e pode acontecer por diversos fatores, acidentais ou patológicos. Porém, essas ocorrências trazem consequências para toda a vida, afetando a autoestima e a saúde bucal.

Apesar de existirem tratamentos para solucionar o problema, como o uso de próteses ou implantes dentários, é importante conhecer as principais causas da perda dentária e quais cuidados adotar no dia a dia para evitá-la.

Pensando nisso, preparamos este texto para esclarecer o assunto. Apresentamos algumas doenças que podem ameaçar o seu sorriso e como se prevenir. Continue a leitura e informe-se!

1. Bruxismo

O bruxismo é o hábito de ranger ou apertar os dentes, geralmente durante o sono, mas é possível que ocorra quando a pessoa está acordada. Ele é involuntário e pode acontecer em qualquer idade. Veja alguns dos sintomas:

  • ranger dos dentes;
  • desgaste no esmalte;
  • dor ou fratura nos dentes, sem explicação aparente;
  • dor ao abrir a boca ou mastigar;
  • dor de cabeça, de ouvido, nas têmporas ou no maxilar.

Com o tempo, os dentes ficam desgastados, e o problema pode evoluir para quadros mais graves, inclusive com a destruição do osso do dente. Desse modo, se não for tratado corretamente, causa a perda dentária.

2. Cárie

As cáries são uma das causas mais conhecidas de problemas bucais. Ela é formada por bactérias que desmineralizam o dente, corroendo o esmalte e a dentina (parte interna) dos dentes.

A principal causa está relacionada à higiene bucal: os restos de alimentos mantidos na boca deixam o pH mais ácido, criando um ambiente favorecedor ao acúmulo dos microrganismos que causam a cárie. Conheça os sintomas:

  • dor de dente;
  • sensibilidade a alimentos quentes e frios;
  • escurecimento do dente.

O problema passa por diversos estágios: no início, ela destrói o esmalte dos dentes, que é a região externa. No entanto, com o avanço da doença, ela atinge as partes internas, causando dores e incômodos.

Quando o problema ainda é externo, o tratamento geralmente é a restauração dental. Contudo, em casos mais avançados, é preciso fazer o tratamento de canal e, a depender da situação, o dentista indica a extração do dente.

3. Gengivite

A gengivite é uma inflamação na gengiva causada pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes, formada pelos microrganismos que se alimentam dos restos de comida acumulados na boca. Os principais sintomas são:

  • inchaço;
  • dor na gengiva;
  • região avermelhada;
  • sangramento;
  • retração gengival.

Se o problema não for tratado, pode evoluir para quadros de inflamação ou infecção no osso — a periodontite — e, em casos mais graves, resultar na perda do dente. Isso acontece porque os tecidos de sustentação dos dentes são afetados pelo problema e, então, eles não conseguem se manter fixos.

Por existirem diferentes causas, é fundamental que o paciente invista sempre na prevenção. Cuidados básicos com a higiene bucal, como escovação correta e o uso do fio dental, além das visitas regulares ao seu dentista para fazer um check-up, reduzem os riscos de perda de dentes, além de garantir mais saúde para o seu dia a dia.

Gostou do nosso texto? Tem interesse em ler outros conteúdos sobre saúde bucal? Então assine a nossa newsletter para receber as nossas novidades por e-mail!

Compartilhar:

Beatriz Senne de B. Novais

Autora do Blog da SB ortoimplante | CRO 35323 | Reabilitação Oral - PUC RJ | Harmonização Orofacial (Membro Sbti) | Especializada em odontologia do Sono.

Leave comment