Seja Bem-Vindo a SB Ortoimplante

Check-up digital odontológico: o que é e quais são suas vantagens

Check-up digital odontológico

Check-up digital odontológico: o que é e quais são suas vantagens

Não sentir dor não significa que sua saúde está ótima. Temos vários exemplos para isso: colesterol alto não dói, algumas doenças bucais também podem não incomodar de início. Por tal razão o ditado que diz que é melhor prevenir do que remediar é uma verdade! Para isso, fazer um check-up digital odontológico é uma boa alternativa para você que quer economizar tempo e dinheiro!

Descobrir qualquer doença em seus estágios iniciais, além de melhorar suas chances de cura, pode diminuir o tempo de tratamento e o investimento financeiro necessário. A prevenção tem sido o foco na área da saúde: cuidar bem do corpo e da alimentação e fazer visitas regulares ao profissional para diagnóstico precoce são dicas encontradas tanto na medicina como na odontologia.

As consultas dentárias de avaliação constante costumavam demorar, já que examinar detalhadamente cada pequeno espaço da boca do paciente era difícil. A tecnologia veio facilitar e melhorar a qualidade desse tipo de atendimento. Nós preparamos este post para você aprender tudo sobre essa novidade digital!

No que consiste o check-up digital odontológico?

A diferença da consulta normal é que a avaliação é feita através de uma pequena, mas muito poderosa, câmera capaz de aumentar em até 70 vezes o tamanho do dente. O dentista consegue visualizar cada detalhe, até mesmo os lugares de difícil acesso.

Rachaduras, infiltrações, cáries de mancha branca, tártaro e gengivite, essa câmera não vai deixar nada passar! As imagens obtidas poderão ser armazenadas no prontuário digital do paciente e enviadas por e-mail. Contudo, exames complementares, como radiografias, ainda se fazem necessários para fechar um diagnóstico mais preciso em relação à profundidade das lesões.

Por que é importante fazê-lo?

A importância está na prevenção de doenças. Uma revisão periódica da arcada garante um diagnóstico mais rápido caso surjam problemas como câncer de boca ou cáries.

Powered by Rock Convert

Quando se sente dor de dente quer dizer que a situação já está em estado avançado! Os exames de imagem mostram falhas antes mesmo de elas causarem incômodo e, por isso, o tratamento pode se tornar menos caro e invasivo, mais simples e rápido.

Antes de engravidar é uma ótima ideia investir no check-up digital. Problemas bucais simples podem se complicar por causa das mudanças hormonais da gestação, e alguns tratamentos não são recomendados durante esses 9 meses.

Quais são suas principais vantagens?

Existem várias, tanto para o dentista quanto para o paciente! A consulta é facilitada para o profissional que consegue realizar diagnósticos muito precisos mais rapidamente.

Não existe contraindicação alguma para tal exame; qualquer pessoa pode passar por um check-up digital odontológico sem nenhum medo, já que não é invasivo nem provoca dor. É tão perigoso quanto tirar fotos!

As imagens são um ótimo material didático para o profissional explicar e demonstrar o que ocorre dentro da boca do paciente. Fica muito mais fácil de entender e enxergar a gravidade da situação e até mesmo de fazer perguntas ao dentista.

Você percebe como o check-up digital odontológico é importante? Imagina quanta dor, tempo e dinheiro você pode economizar ao identificar problemas bucais logo no início! Se você se interessa por assuntos como esse, veja nossas 5 dicas para ter uma boca mais saudável.

Gostou? Acompanhe nossas redes sociais! Facebook | Istagram

Compartilhar:

Beatriz Senne de B. Novais

Beatriz Senne de B. Novais

Autora do Blog da SB ortoimplante | CRO 35323 | Reabilitação Oral - PUC RJ | Harmonização Orofacial (Membro Sbti) | Especializada em odontologia do Sono.

Leave comment

Postado em 26 de fevereiro de 2019, por beatrizbritto.