Doenças periodontais: conheça seus principais sintomas

Doenças periodontais: conheça os principais sintomas e tratamentos

doenças periodontais

Doenças periodontais: conheça os principais sintomas e tratamentos

Entre os vários inimigos do nosso sorriso, as doenças periodontais fazem parte do grupo mais perigoso. Silenciosas, elas podem não apresentar sintomas até seus estágios mais avançados, quando já comprometeram estruturas importantes da boca.

Apesar de ser evitada com cuidados simples de higiene, a doença periodontal é a segunda maior causa de mau hálito em pacientes de todas as idades, além de estar associada à perda de dentes e danos à saúde, como doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.

Por isso, que tal conhecer as características e sinais de alerta desse problema? Acompanhe.

O que são doenças periodontais?

As chamadas doenças periodontais são as inflamações que afetam a gengiva, o osso, e diversas estruturas de sustentação dos dentes. O problema surge devido ao acúmulo de placa bacteriana e tártaro, que começam por irritar a gengiva e, se a doença não for tratada, podem comprometer os dentes de forma irreversível.

As principais doenças periodontais são:

• gengivite: considerada o primeiro estágio da inflamação;
  • periodontite: danifica o osso de apoio e as fibras que sustentam os dentes;
  • periodontite avançada: o estágio mais avançado da doença, quando existe risco de perda dental.

Quais são os sintomas?

Em muitos casos, as doenças periodontais podem estar instaladas sem que o paciente note os sintomas. Porém, existem sinais de alerta que indicam a necessidade de avaliação com o dentista, entre eles:

• inchaço e vermelhidão nas gengivas;
  • sangramento ao escovar;
  • retração gengival;
  • mobilidade dos dentes;
  • mau hálito sem causa aparente;
  • aparecimento de aftas;
  • pus ou secreções na gengiva;
  • abcessos dolorosos.

Os sintomas das doenças periodontais costumam ser mais intensos em fumantes, diabéticos e pessoas com enfermidades que diminuem a imunidade.

O diagnóstico é feito por meio de exame clínico feito pelo periodontista com auxílio da sonda periodontal, para avaliar o estágio da doença mesmo quando os sintomas não são aparentes.

Como é feito o tratamento?

Tratar as doenças periodontais depende do estágio em que elas se encontram. Nos casos mais simples, uma limpeza profissional é capaz de eliminar a placa bacteriana e controlar a progressão dos sintomas.

Quando a placa já se calcificou nos dentes, transformando-se em tártaro, é necessário realizar uma raspagem nas estruturas danificadas e remover os tecidos afetados na gengiva, com o uso de um aparelho de ultrassom.

Nos casos mais graves, o dentista pode optar por uma cirurgia para reduzir as bolsas que se formam na gengiva ou indicar o uso de antibióticos.

Depois do tratamento, é fundamental manter uma higiene adequada e continuar o acompanhamento profissional, com retornos periódicos para garantir que a saúde bucal está em dia.

A prevenção das doenças periodontais consiste em hábitos simples de higiene: escovar os dentes após as refeições e utilizar fio dental regularmente. Evitar a formação de placa é essencial para se manter livre dessa e de várias outras doenças que afetam a saúde da boca.

Além disso, é fundamental visitar o dentista a cada 6 meses para as consultas de rotina, e procurar ajuda imediata caso note algum dos sintomas.

E você, já conhecia os sintomas e tratamento das doenças periodontais? Compartilhe nosso post nas suas redes sociais para que mais pessoas descubram como cuidar bem dos dentes e ter um sorriso saudável!