Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/sbortoimplante/www/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2758

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/sbortoimplante/www/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2762

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/sbortoimplante/www/wp-content/plugins/revslider/includes/output.class.php on line 3706
Problemas bucais: você conhece os mais comuns?

Seja Bem-Vindo a SB Ortoimplante

Problemas bucais: você conhece os mais comuns?

Problemas bucais

Problemas bucais: você conhece os mais comuns?

Você já deve ter ouvido falar que a boca é a porta de entrada de diversas doenças, não é mesmo? A verdade é que o ambiente escuro, quente e úmido da boca é perfeito para a proliferação de bactérias que ameaçam não apenas a saúde dos dentes, mas de todo o corpo.

É por isso que uma boa higiene e visitas periódicas ao dentista são essenciais para evitar diversas doenças. Ainda assim, existem alguns problemas bucais que acometem boa parte da população em algum momento da vida.

Alguns deles podem ser resolvidos em uma consulta simples com o especialista, enquanto outros exigem um tratamento mais longo.

Quer conhecer os problemas bucais mais comuns e descobrir como preveni-los? Continue a leitura e aprenda a cuidar da saúde bucal!

Bruxismo

Normalmente ligado ao estresse, o bruxismo é caracterizado por movimentos involuntários dos dentes (durante o sono), causando uma pressão excessiva sobre as articulações. Além do desgaste dos dentes, o bruxismo pode causar disfunções na articulação da mandíbula, amolecimento dos dentes, sangramento na gengiva e dores crônicas.

O tratamento envolve a investigação das causas e o uso de placas de silicone ou acrílico que protegem os dentes.

Cárie

Um dos problemas bucais mais comuns em todo o mundo, a cárie é causada por bactérias que corroem o esmalte e a dentina e provocam a desmineralização do dente e está principalmente ligada à má higiene.

Os sintomas da cárie são bem conhecidos: dor e dificuldade para mastigar. A prevenção é simples: praticar a escovação adequada, usar o fio dental diariamente e fazer acompanhamento periódico com o dentista.

Gengivite

Sensibilidade na gengiva, inchaço, sangramentos e vermelhidão local são sintomas da gengivite, uma doença ligada à presença de placa bacteriana concentrada na região.

A inflamação exige tratamento adequado, indicado por um profissional, especialmente em quadros mais graves em que aparecem bolsas entre os dentes, causando dor ao escovar. O problema pode ser prevenido com bons hábitos de higiene.

Halitose

Cerca de 40% da população em todo o mundo sofre com o mau hálito, que pode ter diversas causas (desde pouca ingestão de água e falta de higiene adequada a infecções bucais e refluxo).

Apesar de não ser considerado um dos problemas bucais mais graves, a halitose pode prejudicar a qualidade de vida do paciente, abalar sua autoestima e ter impacto negativo em seus relacionamentos pessoais, profissionais e sociais. O tratamento depende da investigação das causas e deve ser feito por um profissional especializado.

Periodontite

Quando a gengivite não é tratada corretamente, ela pode evoluir para um dos problemas bucais que mais causa perda de dentes na idade adulta: a periodontite. Nessa fase, a inflamação pode comprometer os tecidos, ligamentos e fibras que dão suporte aos dentes.

Os sintomas incluem mau hálito persistente, sangramentos, sensibilidade nas gengivas e mobilidade dentária. É fundamental reconhecer os sinais de alerta e buscar auxílio com o dentista para evitar a evolução do quadro. Em pessoas com maior predisposição à doença, é indicado realizar limpeza profissional a cada 6 meses.

Os problemas bucais podem ter como consequência a perda de dentes, distúrbios gástricos, dores crônicas e até aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Por isso, é essencial manter os cuidados de higiene e prevenção durante toda a vida, desde a infância até idades mais avançadas.

E para descobrir como se prevenir de problemas bucais que podem afetar a saúde ao longo dos anos, conheça 8 cuidados importantes com a saúde da boca na terceira idade.

Compartilhar:

Beatriz Senne de B. Novais

Autora do Blog da SB ortoimplante | CRO 35323 | Reabilitação Oral - PUC RJ | Harmonização Orofacial (Membro Sbti) | Especializada em odontologia do Sono.

Comentário em "Problemas bucais: você conhece os mais comuns?"

  1. […] Problemas odontológicos costumam atrapalhar muito as pessoas. Devido a ligações nervosas, uma dor de dente pode vir acompanhada de dores de cabeça, de ouvido e até mesmo insônia. Até que esse problema seja totalmente resolvido, alguns incômodos como esses são comuns. […]

  2. […] dentista é o responsável por cuidar dos problemas dos seus dentes, língua e gengiva, além de garantir a perfeita funcionalidade da sua boca. Escolher o profissional errado pode […]

  3. […] achou isso estranho, saiba que o botox é uma substância capaz de ajudar no tratamento de vários problemas bucais, sejam eles funcionais, sejam estéticos. Além disso, o número de pessoas que estão procurando […]

  4. […] de ser evitada com cuidados simples de higiene, a doença periodontal é a segunda maior causa de mau hálito em pacientes de todas as idades, além de estar associada à perda de dentes e danos à saúde, […]

  5. […] Problemas bucais costumam afetar muitas pessoas. Afinal, a boca é uma mucosa muito sensível, e, quando há algo fora do comum, pode até prejudicar outros sistemas, causando desconforto, ansiedade e até dores de cabeça e ouvidos. Um problema bucal muito comum é a afta na boca. […]

  6. […] nem faz alterações expressivas de formato. Ela também não é indicada para quem apresenta problemas de função nasal, que somente podem ser corrigidos com a […]

  7. […] por próteses dentárias a fim de promover a reabilitação oral e evitar danos para a saúde bucal, bem como abalos na […]

Leave comment