Seja Bem-Vindo a SB Ortoimplante

O que pode ser a sensibilidade nos dentes e como tratar?

sensibilidade nos dentes

O que pode ser a sensibilidade nos dentes e como tratar?

Seus dentes doem toda vez que você ingere algum alimento muito quente, gelado ou doce? Então é muito provável que você sofra de sensibilidade nos dentes.

Esse problema é bastante comum e possui várias causas distintas, logo, cada caso deve ser tratado de uma maneira especial. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e descubra as principais causas e os possíveis tratamentos para sensibilidade nos dentes.

O que é a sensibilidade nos dentes?

A sensibilidade surge quando há o desgaste do esmalte que cobre os dentes e a dentina (camada interna revestida pelos nervos dentários) fica exposta. Quando isso acontece, o paciente sente uma dor aguda — como um choque — ao ingerir alguns tipos de alimentos. O desconforto é tão grande que alguns pacientes chegam a ficar arrepiados só de pensar em mastigar um cubo de gelo, por exemplo.

Quais são as causas desse problema?

Como a sensibilidade nos dentes está relacionada a falhas no sistema de proteção dentária, alguns hábitos do dia a dia — incluindo alimentação inadequada —, além de outros problemas bucais existentes podem estar por trás desse desconforto. Veja, então, algumas dessas causas:

Escovação muito agressiva

A principal causa para o desgaste do esmalte dos dentes é a escovação realizada com força exagerada. Muitas pessoas pensam que quanto mais força se aplica à escova durante a escovação, mais limpos os dentes ficam — mas isso não é verdade. Para ser eficaz, a escovação deve ser realizada da maneira correta e lentamente, esfregar os dentes com força só traz problemas.

Prefira as escovas de cerdas macias e segure a extremidade da escova de dentes com a ponta dos dedos, assim você evita colocar mais força que o necessário. Se a sua escova está “descabelada” e com as cerdas amassadas significa que você está usando muita força durante a escovação, fique atento!

Retração da gengiva

A retração da gengiva é um problema bucal que ocorre quando as gengivas se afastam dos dentes e deixam, assim, suas raízes mais expostas, e essas são as partes mais sensíveis dos dentes.

O surgimento desse problema está ligado a algumas doenças dentárias (como periodontite) e também à escovação errada, que já foi citada no tópico acima. Felizmente, a retração gengival pode ser tratada, e se esse for o motivo da sua sensibilidade nos dentes, você não sentirá mais dor.

Consumo de alimentos ácidos ou cítricos

O consumo de alguns alimentos também pode causar o desgaste do esmalte do dente e até mesmo favorecer o aparecimento de cáries, o que também deixa os dentes sensíveis e causa desconforto.

Alimentos ácidos ou cítricos são os responsáveis por esse problema. As frutas ácidas devem ser ingeridas com moderação, mas os grandes causadores da sensibilidade nos dentes são, na verdade, o café e os refrigerantes gaseificados.

Os alimentos muito açucarados também podem causar a sensibilidade, uma vez que a presença de açúcar nos dentes favorece o surgimento de bactérias e cáries.

Quais são as formas de tratamento?

Embora a sensibilidade dos dentes seja um problema muito comum e que atrapalha a vida de muita gente, ela pode ser facilmente tratada. Há vários métodos de tratamento, como: aplicação de flúor, restauração da área que perdeu o esmalte impermeabilizando a dentina, tratamento a laser e cirurgia para corrigir a retração das gengivas.

Portanto, se você possui sensibilidade nos dentes, procure já um dentista e acabe logo com o seu sofrimento!

Gostou do texto? Você tem interesse em ler mais artigos como este? Então, confira nosso post sobre os problemas bucais mais comuns que você precisa conhecer!  Conheça também nossas redes sociais!

 

Compartilhar:

Comentário em "O que pode ser a sensibilidade nos dentes e como tratar?"

  1. […] saúde. E o mais importante: não tenha vergonha de olhar os diplomas e certificados do médico ou dentista, porque essas são as maiores provas que você pode usar para comprovar a capacidade desse […]

Leave comment