Seja Bem-Vindo a SB Ortoimplante

Como escolher um dentista? Saiba o que é preciso levar em conta

Como escolher um dentista? Saiba o que é preciso levar em conta

Encontrar um dentista qualificado é uma tarefa mais difícil do que você imagina. Assim como em qualquer outra área, existem os profissionais que são dedicados, mas também existem os charlatões que só querem se aproveitar da ingenuidade de seus clientes.

O dentista é o responsável por cuidar dos problemas dos seus dentes, língua e gengiva, além de garantir a perfeita funcionalidade da sua boca. Escolher o profissional errado pode trazer danos irreversíveis para a sua saúde bucal, por isso é tão importante que você saiba como escolher um dentista.

Neste texto nós explicaremos quais são os critérios que você deve levar em consideração na hora de escolher um dentista. Quer se livrar das garras dos profissionais ruins? Então continue com a leitura!

Repare na limpeza do ambiente

Por se tratar de um profissional da saúde, o dentista deve manter o seu local de trabalho sempre limpo. Você não teria coragem de extrair um dente em um consultório sujo e mal cheiroso, não é?

Ainda sobre os quesitos higiene e limpeza, existem dois principais pontos que devem ser observados: se o seu dentista esteriliza suas ferramentas de trabalho e se ele faz a troca dos materiais descartáveis. As ferramentas feitas de aço, os motores, a cadeira, a luz, tudo o que não pode ser descartado deve ser esterilizado dentro de um consultório de dentista a cada troca de paciente. O que não pode ser esterilizado deve ser descartado e substituído por outro material novo e limpo.

Todos esses cuidados são necessários, afinal, várias pessoas passam pelo consultório do seu dentista por dia e algumas delas pode ser portadora de algum vírus ou bactéria. Caso a higienização não seja feita da forma correta, você estará vulnerável e pode até mesmo contrair uma doença, ou infecção caso você esteja realizando uma cirurgia.

Ouça a opinião de outros pacientes

A melhor forma de saber um pouco mais sobre um serviço ou produto é escutando as experiências que outras pessoas já tiveram com ele. Pergunte aos seus amigos e parentes o que eles acharam do tal dentista em questão. As pessoas podem ter opiniões divergentes sobre um mesmo assunto, mas essa pesquisa vai servir para que você colete informações importantes.

A palavra de um amigo dentista, protético ou que pelo menos entenda mais sobre a área da saúde tem peso muito maior que a de um amigo leigo no assunto, portanto, esteja atento. Mas você pode ter certeza que se o dentista que você deseja frequentar for ruim, a verdade aparecerá mais cedo ou mais tarde.

Analise os diplomas e certificados

Os profissionais costumam deixar seus diplomas e certificados expostos em seus locais de trabalho. Não tenha vergonha de ler todas as informações dispostas nas paredes, pois assim você pode conhecer muito mais sobre o seu futuro dentista.

Quanto mais qualificado o ele for, melhor. Um bom dentista está sempre se especializando em novas áreas, fazendo novos cursos e aprendendo novas técnicas. É claro que experiência também conta muito, mas de nada adianta o profissional ter anos de atuação se ele não segue as novidades da sua área.

Tire todas as suas dúvidas

Geralmente, as pessoas têm vergonha de fazer perguntas ao seu médico ou dentista, o que é uma grande bobagem. Você não estudou odontologia, então como você vai ser capaz de entender, por exemplo, o que é a periodontite, se não perguntando para o seu dentista? Esses profissionais estão ali para tirar todas as suas dúvidas, afinal, eles estudaram para isso!

Além de esclarecer todos os seus questionamentos, o dentista também deve ter paciência. Caso ele não saiba explicar alguma questão ou demonstre irritação com as perguntas, tenha certeza que este não é um bom profissional.

Compare os orçamentos

Jamais escolha o dentista pelo menor preço, pois o barato pode sair muito caro, principalmente quando se trata da sua saúde. Há vários casos de pessoas que optaram por fazerem cirurgias em dentistas que cobravam menos e acabaram, por exemplo, extraindo um dente sem necessidade.

Mas é importante que você também fique atento àqueles dentistas que supervalorizam o seu trabalho para lucrar mais. Um implante de dente é, sim, um procedimento caro, mas não vale uma fortuna.

A nossa dica é que você faça orçamentos em outras clínicas para o mesmo tipo de procedimento. Se o preço do seu dentista for parecido com os demais, então significa que você não vai ser enganado.

Procure um dentista especialista

Uma coisa que muita gente não sabe é que os dentistas são especialistas em alguma área, assim como os médicos. Alguns problemas só podem ser tratados com os especialistas, portanto, você precisa procurar o dentista certo para cuidar do seu caso.

Pergunte ao dentista que você pretende frequentar se ele é especialista na área que você precisa, e se ele afirmar, peça para ver algum certificado que comprove a informação. Atualmente existem muitos profissionais antiéticos que realizam procedimentos fora da sua área de especialização.

Só invista no tratamento se estiver seguro

As outras dicas são muito importantes, mas talvez essa seja a mais importante de todas. Além do preço, higiene e qualificação, você também deve levar em consideração a sua intuição. Se você não se sente à vontade ou seguro com o trabalho deste dentista, recuse fazer qualquer tratamento mesmo que ele pareça ser o melhor profissional possível. A sua tranquilidade vale mais do que qualquer diploma ou certificado. É como dizem os antigos, se o santo não bate não adianta insistir.

Agora que você já sabe como escolher um dentista, não há o que temer: usando todas as dicas que já foram citadas aqui neste texto você nunca cairá nas mãos de um profissional ruim. Esses critérios de avaliação também servem para a escolha de qualquer outro profissional. Seja rigoroso na hora da escolha para não ter dores de cabeça no futuro.

Gostou das dicas? Ainda está com dificuldade para encontrar um bom dentista? Então entre em contato conosco e conheça um pouco mais sobre os serviços prestados pela SB Ortoimplante e sobre os profissionais que trabalham em nossa clínica.

Compartilhar:

Comentário em "Como escolher um dentista? Saiba o que é preciso levar em conta"

  1. […] uma pequena, mas muito poderosa, câmera capaz de aumentar em até 70 vezes o tamanho do dente. O dentista consegue visualizar cada detalhe, até mesmo os lugares de difícil […]

Leave comment