Seja Bem-Vindo a SB Ortoimplante

Entenda as principais causas de afta na boca e quais os tratamentos

Afta na boca

Entenda as principais causas de afta na boca e quais os tratamentos

Problemas bucais costumam afetar muitas pessoas. Afinal, a boca é uma mucosa muito sensível, e, quando há algo fora do comum, pode até prejudicar outros sistemas, causando desconforto, ansiedade e até dores de cabeça e ouvidos. Um problema bucal muito comum é a afta na boca.

A afta é uma lesão que ocorre na língua, paredes da boca ou lábios e costuma desaparecer entre uma e duas semanas. Ela tem forma arredondada e pode ser uma ou várias feridas que provocam dor durante o dia e incômodo para comer. Ela não é contagiosa, mas é uma reação do organismo a algum fator.

Veja o que pode causar a afta na boca e os tratamentos indicados para esse problema.

Uso de aparelho ortodôntico

Um dos incômodos relatados por alguns usuários de aparelhos ortodônticos é ter afta na boca. Mas é importante deixar claro que isso não atinge todos que usam aparelhos, e a afta pode ser consequência do estresse causado na hora da manutenção. Também pode ser o resultado do atrito entre o aparelho e as mucosas bucais.

Além disso, a limpeza não completa do aparelho em casa pode resultar em bactérias que podem gerar a afta, especialmente se essa limpeza é feita de forma incorreta por dias seguidos, permitindo o acúmulo de bactérias.

Baixa imunidade e doenças

A afta é um desequilíbrio que pode ser o resultado aparente de uma imunidade baixa. Ela pode ou não vir acompanhada de outros sintomas de alguma doença mais séria. Por isso, é recomendado procurar um médico para fazer exames e eliminar as chances de outras doenças.

Powered by Rock Convert

As doenças podem ser diversas, desde um simples resfriado até algo mais grave, como gastrite, bruxismo, anemia, DSTs, câncer, entre outras. Nesse caso, o tratamento será duplo, tanto para a doença em questão quanto para a afta na boca.

Alterações hormonais

Alterações hormonais acabam sendo visíveis no corpo, com características como queda de cabelos e unhas, acne, pele oleosa, suor excessivo e muito cansaço. Geralmente mulheres apresentam mais alterações hormonais, já que isso faz parte de seu ciclo menstrual ao longo da vida.

Assim como com a baixa imunidade, é preciso fazer exames médicos para detectar alterações hormonais, especialmente porque elas podem provocar uma grande quantidade de problemas que interferem na saúde e na rotina da pessoa.

Tratamentos para a afta na boca

Independentemente de complementar ou não com outro tratamento, a ferida localizada precisa ser devidamente tratada com o acompanhamento de um especialista em saúde bucal. Veja, a seguir, algumas formas de tratamento:

  • pomada com anestésico;
  • enxaguante bucal antibiótico;
  • remédios antifúngicos de via oral;
  • remédios antibactericidas de via oral; e
  • aplicação de laserterapia.

Embora a afta na boca possa desaparecer em poucos dias, a consulta com um espacialista é fundamental para indicar o tratamento correto. Afinal, muitas vezes a afta na boca pode ser confundida com herpes labial, uma doença sexualmente transmissível, e um tratamento e acompanhamento médico é de extrema importância!

E você, gostou do nosso artigo? Quer receber mais dicas de saúde bucal? Então assine a nossa newsletter agora mesmo e fique sempre bem informado!

Já conhece nossas redes sociais? Facebook | Istagram

Compartilhar:

Beatriz Senne de B. Novais

Beatriz Senne de B. Novais

Autora do Blog da SB ortoimplante | CRO 35323 | Reabilitação Oral - PUC RJ | Harmonização Orofacial (Membro Sbti) | Especializada em odontologia do Sono.

Leave comment

Postado em 7 de março de 2019, por beatrizbritto.