Seja Bem-Vindo a SB Ortoimplante

Próteses dentárias: conheça os tipos de materiais mais comuns

próteses dentárias

Próteses dentárias: conheça os tipos de materiais mais comuns

A perda de um ou mais dentes provoca impactos estéticos e funcionais negativos para o indivíduo. Por isso, o ideal é que eles sejam substituídos por próteses dentárias a fim de promover a reabilitação oral e evitar danos para a saúde bucal, bem como abalos na autoestima.

Além de diferentes opções de próteses para necessidades distintas, é possível optar entre materiais variados para confeccionar esses dispositivos. Cada qual apresenta suas próprias características, e o dentista ajudará na análise daquele mais eficaz em cada situação.

Porém neste artigo falamos um pouco sobre os materiais mais utilizados para que você conheça cada um deles. Continue lendo e descubra quais opções existem atualmente.

Sobre as próteses dentárias

Antes de falarmos sobre os tipos de materiais para próteses dentárias é interessante explicar melhor o que elas são. Esses dispositivos se assemelham com muita perfeição aos dentes naturais e, em alguns casos, também à gengiva.

São indicados para pessoas que perderam um ou mais dentes com o intuito de substituí-los de forma funcional, para que o paciente possa mastigar corretamente e não haja sobrecarga nos demais dentes ou estruturas da face.

Além disso, as próteses são essenciais para que a pessoa mantenha sua autoestima elevada. Isso porque as falhas no sorriso causam insatisfação com a própria imagem, deixando a pessoa insegura quanto à sua aparência.

As próteses dentárias podem ser utilizadas nos mais diferentes casos porque existem tipos distintos, sendo, basicamente, a prótese parcial fixa ou móvel, a prótese total e os implantes.

Materiais utilizados em próteses dentárias

Além de escolher corretamente o tipo de prótese dentária, é preciso definir qual é o material mais indicado para cada situação. Isso porque eles variam em quesitos como resistência, durabilidade e estética, o que faz com que sejam mais ou menos indicados segundo o caso específico do paciente.

A seguir falamos um pouco sobre os principais materiais utilizados, apresentando seus aspectos funcionais e estéticos. Acompanhe.

Powered by Rock Convert

Resina

É o material mais tradicional para confecção de próteses dentárias. Tem uma tonalidade muito semelhante à do esmalte dentário e a sua vantagem é o fato de ter um baixo custo, o que torna o tratamento mais acessível. Existem duas opções de resina: acrílica e composta.

Resina acrílica

Apesar de já ter sido o material preferido para confecção de próteses, apresenta muitas desvantagens, como a pouca trabalhabilidade de detalhes, a baixa durabilidade e o favorecimento do acúmulo de placa bacteriana. Atualmente não é a mais utilizada.

Resina composta

Contém porcelana incorporada. É muito utilizada para confecção de facetas e apresenta uma durabilidade e resultados estéticos melhores do que a resina acrílica. Tem a vantagem de apresentar um bom custo-benefício para quem não pode investir em materiais um pouco mais nobres.

Porcelana

A porcelana, ou cerâmica, tem a grande vantagem de apresentar cores compatíveis com o esmalte dentário. Sua aparência é quase idêntica ao dente natural, não sofre alterações de tonalidade, tem excelente resistência ao desgaste e uma ótima mecânica. É possível confeccionar essa prótese sobre zircônia para alcançar resultados estéticos ainda melhores.

Metalocerâmica

Apresenta uma excelente durabilidade porque se trata da combinação entre porcelana e metal. Tem uma boa resistência e durabilidade, sendo uma das técnicas mais utilizadas. Porém, por conter essa porção metálica, pode causar sombras na prótese, o que não alcança uma estética muito agradável, principalmente na substituição de dentes anteriores.

Zircônia

As próteses dentárias em zircônia apresentam um custo atrativo. Permitem grande riqueza de detalhes e alcançam uma estética satisfatória. Sua durabilidade é alta e os resultados só perdem em qualidade para o dispositivo feito com porcelana aplicada sobre zircônia.

O ideal é que a escolha do material seja feita junto ao dentista. Será necessário avaliar quais dentes precisam ser substituídos, considerando a funcionalidade e a estética desejadas, além da técnica que será aplicada.

As próteses dentárias são um tratamento eficaz para recompor a arcada dentária, mantendo a saúde bucal e a estética do sorriso. Ao optar pelo material ideal os resultados são muito satisfatórios, permitindo ao paciente voltar a sorrir com segurança e confiança.

Atualmente os implantes dentários estão substituindo as próteses convencionais, as famosas dentaduras. Confira o nosso artigo e veja as etapas desse tratamento, do planejamento à cicatrização!

Compartilhar:

Beatriz Senne de B. Novais

Beatriz Senne de B. Novais

Autora do Blog da SB ortoimplante | CRO 35323 | Reabilitação Oral - PUC RJ | Harmonização Orofacial (Membro Sbti) | Especializada em odontologia do Sono.

Leave comment

Postado em 12 de junho de 2019, por beatrizbritto.