Seja Bem-Vindo a SB Ortoimplante

Afinal, como a toxina botulínica pode ser usada na odontologia?

toxina botulínica

Afinal, como a toxina botulínica pode ser usada na odontologia?

O botox é muito famoso nas clínicas de cirurgia plástica e procedimentos estéticos, mas poucas pessoas sabem que ele também pode ser usado em consultórios de dentistas. A toxina botulínica, como também é chamado, está cada vez mais presente no âmbito da odontologia!

Se você achou isso estranho, saiba que o botox é uma substância capaz de ajudar no tratamento de vários problemas bucais, sejam eles funcionais, sejam estéticos. Além disso, o número de pessoas que estão procurando clínicas odontológicas para fazer aplicação desse tipo de procedimento cresce cada dia mais.

Neste texto, explicaremos com mais detalhes o que é a toxina botulínica e como ela pode ser usada na odontologia. Ficou curioso? Então, continue com a leitura!

O que é a toxina botulínica?

A toxina botulínica, como o próprio nome já diz, é a substância produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Muitas pessoas acham que botox é a abreviação desse termo, mas, na verdade, ele é o nome de uma das marcas mais conhecidas que comercializa essa toxina para fins estéticos. Com o tempo, a empresa foi tão associada ao produto que hoje em dia o termo é usado como sinônimo para o procedimento.

A toxina botulínica também é conhecida por causar o botulismo, doença que se dá pela ingestão ou contato direto com a toxina. Graças aos estudos científicos, foi descoberto que, quando em pequenas doses, ela pode ser usada em procedimentos estéticos e serve como tratamento para algumas doenças dermatológicas e neurológicas.

Você deve estar se perguntando como essa toxina pode ajudar nos procedimentos estéticos, não é mesmo? E a resposta é bem simples, pois, essa substância nada mais é do que um bloqueador neuromuscular — ou seja, ela impede a transmissão dos estímulos neurológicos para os músculos.

Sendo assim, a toxina botulínica causa a paralisia (parcial ou total) do músculo onde foi aplicada. Além disso, ela também é usada em procedimentos estéticos para suavizar as rugas ou marcas de expressão, afinal, se o músculo não se mexe, não há como a pele se contrair e enrugar.

Quais são os benefícios da toxina botulínica para a odontologia?

O lado bom da toxina botulínica é que o seu efeito é rápido — em 48 horas o paciente já pode notar os resultados. Então, as pessoas que têm alguma imperfeição leve que atrapalhe seu sorriso não precisam usar aparelho por meses para corrigir esses detalhes, basta fazer o uso da toxina.

Powered by Rock Convert

A aplicação do botox é parecida com a da anestesia: uma agulha muito fina é usada para depositar a toxina nos pontos certos. O método é simples e os pacientes afirmam sentir pouca ou nenhuma dor. Além de ser um procedimento não agressivo, ele é reversível.

A toxina botulínica fica no organismo de 4 a 6 meses, assim, se você não gostar do resultado, basta esperar um tempinho e seu rosto voltará ao normal.

Em quais casos a toxina botulínica pode ser usada?

O botox pode ser usado para corrigir uma grande diversidade de problemas odontológicos. Abaixo, citamos alguns dos casos mais comuns, confira.

Sorriso assimétrico

Quando a pessoa tem o famoso sorriso torto, um canto da boca é mais elevado que o outro. Para corrigir o problema, o dentista aplica o botox nos dois lados da boca, relaxando a musculatura e harmonizando o rosto.

Sorriso gengival

Ao sorrirem, algumas pessoas mostram muito as gengivas, e essa é uma característica que incomoda muita gente. Com as aplicações de toxina botulínica, pouco a pouco, o paciente começa a afastar menos os lábios na hora de sorrir, resolvendo o problema.

Bruxismo

O bruxismo acontece quando a pessoa trava e range os dentes enquanto dorme. O botox, nesse caso, ajuda a diminuir a tensão muscular, fazendo com que o paciente não ranja mais os dentes involuntariamente.

Agora que você já sabe como a toxina botulínica pode ser usada na odontologia, não tenha medo de procurar um dentista para corrigir as pequenas imperfeições do seu sorriso ou seus problemas bucais que o incomodam com a aplicação de botox.

Ficou interessado nesse procedimento? Então entre em contato com o nosso pessoal da SB Ortoimplante e conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho!

Compartilhar:

Beatriz Senne de B. Novais

Beatriz Senne de B. Novais

Autora do Blog da SB ortoimplante | CRO 35323 | Reabilitação Oral - PUC RJ | Harmonização Orofacial (Membro Sbti) | Especializada em odontologia do Sono.

Comentário em "Afinal, como a toxina botulínica pode ser usada na odontologia?"

  1. […] botox também é um procedimento usado na harmonização facial. Para quem não conhece, ele é uma toxina que paralisa os músculos. Usado em pequenas quantidades nos procedimentos estéticos, é capaz de […]

Leave comment

Postado em 22 de fevereiro de 2019, por beatrizbritto.