Seja Bem-Vindo a SB Ortoimplante

Quanto custa um implante dentário? Saiba tudo aqui!

quanto custa um implante dentário

Quanto custa um implante dentário? Saiba tudo aqui!

Uma das preocupações de quem precisa repor dentes faltosos é quanto custa um implante dentário. Porém, ao considerar fazer esse tratamento é essencial ter em mente seu custo-benefício em comparação com alternativas que não são tão eficazes quanto ele.

Afinal, os implantes dentários proporcionam melhora na aparência, mais autoestima e bem-estar para os pacientes. Também contribuem para uma mastigação saudável, uma fonética adequada e ajudam a preservar a estrutura dos demais dentes.

Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar quais são os fatores envolvidos que influenciam no investimento para fazer um implante, os exames necessários, como o tratamento é realizado, entre outras informações, além de trazer algumas dicas para escolher a melhor clínica de implantodontia. Continue lendo!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Quanto custa um implante dentário?

O implante dentário pode ser feito por pessoas que perderam um ou mais dentes, seja em função de um acidente, desgastes, cáries ou até mesmo por causa de doenças periodontais. Por isso, o investimento nesse tratamento começa cedo e é influenciado pela quantidade de dentes que serão substituídos.

O preço também varia de acordo com cada técnica usada. Com o avanço da tecnologia no ramo da odontologia, muitos materiais ficaram mais resistentes e proporcionam maior conforto para os pacientes.

O uso de material nacional ou importado, o tipo de implante realizado, a estrutura da clínica odontológica e até mesmo a região onde o paciente mora também influenciam no valor final do tratamento.

Há casos em que um implante pode custar de R$ 800 a R$ 4.000 mil, mas apenas um dentista especializado pode realizar um orçamento completo para um tratamento adequado às necessidades de cada um.

É válido lembrar que as melhores clínicas e profissionais procuram facilitar o pagamento do tratamento para que ele se torne mais viável e a pessoa não tenha empecilhos para realizá-lo. Por isso, é interessante pesquisar muito bem e optar por aqueles que oferecem condições adequadas para você.

De toda forma, quem não pode fazer esse investimento tem a opção de recorrer às universidades de odontologia, que disponibilizam diversos tratamentos por um valor popular. Contudo, é preciso ter em mente que, na maioria dos casos, o profissional solicitará exames, que poderão ter um custo extra.

Quais exames são necessários para colocar um implante dentário?

Antes de colocar um implante dentário no paciente, o dentista precisa avaliar a situação do osso localizado abaixo da gengiva e o estado da boca como um todo. A radiografia panorâmica costuma ser muito utilizada, porque com ela é possível observar em detalhes a base óssea.

A tomografia computadorizada é um exame ainda mais completo e detalhado. Nesse caso, o dentista consegue avaliar com exatidão a altura e largura do osso, bem como a situação anatômica da boca.

A grande vantagem é fazer um melhor planejamento da cirurgia, evitando a chance de erros ou riscos. Com a tomografia, o especialista conhece a real estrutura do osso e pode definir se será necessário fazer um enxerto no local a ser tratado.

Como é feito o implante dentário?

O implante dentário é feito com anestesia local no consultório odontológico. Consiste na fixação de um parafuso de titânio no osso alveolar, que serve como base para a raiz dos dentes naturais, localizando-se abaixo da gengiva.

Esse parafuso passa por um processo de osseointegração, no qual as células do osso se reproduzem e esse tecido passa a envolver o implante. São necessários aproximadamente três ou quatro meses para acontecer a fixação do material no osso. Todo o procedimento é finalizado em torno de seis meses.

Depois que o implante fica totalmente estável no osso, o profissional confecciona uma prótese e a coloca sobre ele. Os dentes artificiais passam a ocupar esse espaço que antes estava vazio, e com seu aspecto é idêntico aos dentes naturais, o sorriso fica completo, bonito e funcional.

Em alguns casos, o dentista também pode optar pelo implante dentário de carga imediata. Com esse método, as próteses são aplicadas logo após a colocação dos pinos, garantindo ainda mais agilidade ao tratamento.

No entanto, essa técnica não é recomendada para todos os pacientes. Isso porque ela somente é feita após uma boa avaliação do dentista para detectar se o indivíduo tem condições favoráveis de fixação e estabilidade primária do implante.

Após o procedimento, o cirurgião-dentista poderá indicar analgésicos e outros medicamentos, e será necessário o repouso do paciente. É importante seguir todas as recomendações e evitar esforço durante a recuperação, principalmente na primeira semana.

Powered by Rock Convert

Quais são os cuidados após colocar implante dentário?

Para que o tratamento com implantes seja bem-sucedido, é fundamental seguir as recomendações do especialista para o pós-operatório. Será preciso adequar o cardápio optando por alimentos com textura mais pastosa e temperatura amena, a fim de favorecer a cicatrização.

A higiene deve ser feita com cautela para não ferir o local operado, além de evitar tocar a região. Alimentos ácidos, bebidas alcoólicas e o cigarro podem comprometer o implante e devem ser evitados.

O especialista também fará recomendações quanto à posição para dormir, esforços físicos, administração de medicamentos e outros detalhes que podem variar para cada paciente. Tudo deve ser feito corretamente para evitar inflamações ou infecções, que levam ao insucesso do implante.

Depois de finalizar o tratamento, o paciente deve continuar visitando o consultório do dentista para avaliações periódicas. Outra recomendação é manter uma boa higiene bucal, escovando os dentes diariamente e usando fio dental pelo menos uma vez ao dia. Há produtos específicos para quem tem implantes que podem ser adquiridos com orientação do dentista.

O implante dentário causa dor?

O implante dentário é um procedimento que não causa dor porque é feito com anestesia local. No entanto, os cuidados após a cirurgia devem feitos corretamente para evitar desconfortos, dores ou alguma complicação mais grave.

Para evitar tudo isso o profissional costuma indicar analgésicos, antiinflamatórios, antibióticos, anti sépticos e repouso. A dor pode ocorrer nos cinco primeiros dias depois da cirurgia, por isso, é fundamental usar os medicamentos e manter os cuidados recomendados.

Depois que o tratamento é finalizado o paciente também não sente incômodos. Essa é uma insegurança causada pelo fato de ter um pino fixado no osso, no entanto, como ele é de material biocompatível, o organismo não percebe a sua presença e o aceita como se fosse a raiz de um dente natural.

As técnicas de implantodontia avançaram muito e permitem prevenir a maior parte das complicações do tratamento. Vale lembrar que os medicamentos também evoluíram e ficaram mais eficazes, oferecendo qualidade de vida aos pacientes.

Quais são as contraindicações do implante dentário?

Antes de colocar um implante dentário é preciso ter em mente que o método exige bom estado geral de saúde, além de gengivas e ossos saudáveis. Os casos que precisam de mais atenção são as pessoas com diabetes, pressão alta ou alguma doença crônica.

Cada pessoa deve ser avaliada por um especialista capacitado para definir a viabilidade ou não do procedimento. Em alguns casos mais críticos, o dentista pode entrar em contato com o médico do paciente para entender melhor a situação e adotar um procedimento mais seguro.

Como escolher a melhor clínica para fazer um implante dentário?

É importante saber quanto custa um implante dentário e como esse procedimento é realizado, mas você também precisa conhecer os fatores a considerar na hora de escolher a clínica onde o tratamento será feito. Por isso listamos algumas dicas para que você tome uma boa decisão e faça um tratamento com qualidade a fim de alcançar os melhores resultados possíveis. Veja!

Procure referências

As referências são essenciais para termos mais detalhes sobre a qualidade do atendimento de uma clínica ou profissional. Afinal, elas indicam a sua competência e a satisfação dos pacientes antigos, então, procure por essas informações antes de tomar a sua decisão.

Confira os níveis de especialização dos profissionais

Por ser um tratamento realizado em etapas e cheio de detalhes, é interessante que você escolha um profissional que seja muito bem capacitado e experiente. Dessa forma, saberá que ele avaliará criteriosamente o seu caso e adotará a melhor técnica para ter sucesso no procedimento.

Considere o custo-benefício

Saber quanto custa um implante dentário oferecido por um profissional também é um fator que influencia na escolha, mas lembre-se de não procurar pelo menor valor, e sim pela clínica que ofereça um bom custo-benefício. Isso é calculado considerando-se a experiência do especialista, a técnica utilizada, as tecnologias envolvidas, os materiais adotados, entre outros.

Observe a estrutura da clínica

Outro fator a considerar é a estrutura da clínica onde você pretende fazer o seu tratamento. Visite o local e observe detalhes como localização, higiene, organização, sinalização, bem como se oferece a opção de realizar exames e outros procedimentos que estejam envolvidos com a colocação do implante. Dessa forma tudo se concentra no mesmo lugar.

Saiba quais tecnologias são utilizadas

Como dito, a odontologia e a implantodontia evoluíram muito nos últimos anos, sendo assim, é possível realizar tratamentos mais confortáveis, seguros, discretos e funcionais. Portanto, se informe sobre as tecnologias adotadas pelo profissional e se ele utiliza equipamentos e materiais modernos para que o atendimento tenha uma qualidade superior.

Na SB Ortoimplante você encontra todo esse suporte que precisa para fazer um tratamento de implante dentário com qualidade superior. Somos referência no Rio de Janeiro para esse tipo de tratamento e outros procedimentos, com uma equipe de especialistas experientes para oferecer a você o que há de mais moderno na odontologia.

Como você viu, além de quanto custa um implante dentário é preciso considerar outros fatores na hora d fazer esse tratamento. Assim você alcançará um excelente custo-benefício para repor dentes faltosos com discrição e funcionalidade, alcançando um belo sorriso e recuperando sua autoestima.

Quer saber mais sobre o tratamento com implantes? Entre em contato conosco e converse com nossos especialistas! Acompanhe nossas redes sociais aqui!

Compartilhar:

Beatriz Senne de B. Novais

Beatriz Senne de B. Novais

Autora do Blog da SB ortoimplante | CRO 35323 | Reabilitação Oral - PUC RJ | Harmonização Orofacial (Membro Sbti) | Especializada em odontologia do Sono.

Comentário em "Quanto custa um implante dentário? Saiba tudo aqui!"

  1. […] preço de implante dentário muda conforme o material e o tipo de procedimento utilizado. Os implantes feitos com titânio e de […]

  2. […] preço de implante dentário muda conforme o material e o tipo de procedimento utilizado. Os implantes feitos com titânio e de […]

Leave comment

Postado em 20 de maio de 2019, por beatrizbritto.