Seja Bem-Vindo a SB Ortoimplante

Implante Dentário: antes e depois

Implantes Dentários

Implante Dentário: antes e depois

Ter dentes saudáveis é fundamental para a saúde de qualquer pessoa, independentemente da idade, classe social ou sexo. Um sorriso bonito traz benefícios para autoestima do indivíduo, deixando-o mais confiante para se expressar, falar em público ou mastigar. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais constatou que uma boca bem cuidada pode proporcionar mais qualidade de vida e facilitar relações pessoais ou profissionais.

Os cuidados com os dentes incluem desde a higienização bucal diária até a visita regular ao consultório odontológico. Manter uma alimentação equilibrada e não fumar também contribui bastante neste processo. Um erro muito comum dos brasileiros é consultar o dentista apenas em casos de dor ou em situações graves. É preciso que as pessoas se conscientizem de que é possível tratar os dentes de forma acessível.

Para os pacientes que perderam um dente ou um grupo de dentes e se sentem extremamente desconfortáveis com isso, os implantes dentários são a melhor solução para recuperar a aparência e a saúde.

 

Mas afinal, o que é e como funciona esse procedimento?

O implante dentário consiste em uma técnica na qual o dentista coloca um parafuso de titânio no osso maxilar e mandibular, localizado abaixo da gengiva. Depois disso, esse parafuso passa por um processo de osseointegração, que leva aproximadamente quatro meses para fixar o material no osso.

Implantes Dentários

Com o parafuso totalmente estável no osso, o profissional confecciona uma prótese sobre o pino. Os dentes artificiais passam a ocupar o espaço que antes estava vazio ou com um dente deteriorado.

Implantes Dentários

Em alguns casos, o dentista pode optar pelo implante dentário de carga imediata. Nesse método, as próteses são aplicadas logo após a colocação dos pinos do implante, dando mais agilidade ao tratamento. No entanto, essa técnica só é feita após uma boa avaliação do dentista para detectar se o paciente tem condições favoráveis de fixação e estabilidade do implante.

Como é a recuperação do implante dentário?

A cirurgia para a colocação dos implantes não costuma ser complicada graças ao avanço das técnicas na odontologia. O procedimento é feito dentro do consultório com anestesia local e o paciente é liberado em seguida. Nos casos mais simples, a cirurgia pode ser concluída em até 30 minutos.

A recuperação também costuma ser rápida. Geralmente, o dentista recomenda o uso de analgésico, antibiótico e anti-inflamatório para aliviar possíveis desconfortos.

Também é importante que o paciente siga as orientações de higienização, evite esforço físico e dê preferência para alimentos pastosos nos primeiros dias após a cirurgia.

 

 

Quanto custa colocar um implante dentário?

Não existe um valor exato para a colocação de um implante. O preço final vai depender das necessidades de cada paciente, da avaliação clínica e dos exames realizados. O dentista irá analisar as necessidades individuais para realizar um procedimento seguro, confiável e adequado. De forma geral, há locais onde um implante pode custar de R$ 950 a R$3.000 por dente. Mas o valor definitivo só pode ser passado pelo profissional.

Vale lembrar que, dependendo do consultório, é possível pagar de forma facilitada, com cheque ou com cartão de crédito. O mais importante é sempre priorizar clínicas especializadas, que tenham profissionais qualificados e boa infraestrutura para atender
aos pacientes.

Outro detalhe relevante é que as próteses podem ser feitas de resina ou de porcelana, e o tipo de material interfere diretamente no custo do implante. Quanto maior for a tecnologia utilizada na confecção desses itens, maior poderá ser o valor final do tratamento. Uma boa conversa com o dentista servirá para esclarecer todas as dúvidas.

Powered by Rock Convert

Quem pode colocar um implante dentário?

O implante dentário é indicado para pessoas em boas condições de saúde e que desejam ter um sorriso bonito. Esse tipo de tratamento é contra-indicado para alguns grupos de risco, entre eles, menores de 18 anos, pacientes em tratamento de câncer, pessoas diabéticas não tratadas, pacientes com problemas cardíacos que não seguem o tratamento, hipertensos ou em caso de osteoporose. No entanto, a avaliação do dentista poderá determinar se é possível ou não ter sucesso com o procedimento.

Antes e depois: quais são os benefícios dos implantes dentários?

O implante dentário traz benefícios significativos no que diz respeito à estética, já que com ele o paciente pode sorrir e comer com segurança. Mas as vantagens vão muito além da aparência. Confira algumas delas e saiba por que vale a pena investir na
saúde dos seus dentes:

Mastigação: as próteses têm efeito semelhante aos dentes naturais e conseguem fazer a trituração eficiente dos alimentos. O implante devolve ao paciente as condições necessárias para uma boa mastigação, auxiliando no processo digestivo.
Durabilidade: o implante é um procedimento que pode durar a vida toda, principalmente se o paciente seguir as recomendações do dentista e ter uma boa saúde.
Conforto: além de ser um procedimento duradouro, os implantes dentários proporcionam mais segurança porque eles são fixos. Ao contrário das dentaduras, as pessoas podem ter mais segurança para comer ou falar porque não há chances de a prótese sair da boca.
Melhora na fala: muitas pessoas têm problemas para falar algumas sílabas por causa da ausência dos dentes. A posição correta dos dentes pode trazer benefícios na dicção dos pacientes.
Autoestima e confiança: perder um dente tira a autoestima e mexe com o emocional de qualquer pessoa. Os implantes dentários devolvem aos pacientes a vontade de sorrir ou de conversar sem medo.

Saúde bucal: os implantes dentários contribuem para a conservação dos dentes naturais e preserva a estrutura óssea da boca.

Implantes Dentários

 

Já conhece nossas redes sociais? Facebook | Istagram

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar:

Beatriz Senne de B. Novais

Beatriz Senne de B. Novais

Autora do Blog da SB ortoimplante | CRO 35323 | Reabilitação Oral - PUC RJ | Harmonização Orofacial (Membro Sbti) | Especializada em odontologia do Sono.

Comentário em "Implante Dentário: antes e depois"

  1. […] já ouviu falar sobre os benefícios do implante dentário? Capaz de trazer de volta a beleza e a saúde de um sorriso, o implante nada mais é do que um […]

  2. […] de colocar um implante dentário, é preciso ter em mente que o método exige bom estado geral de saúde, além de gengivas e ossos […]

  3. […] Link do post original: https://sbortoimplante.com.br/blog/implante-dentario-antes-e-depois/ […]

Leave comment

Postado em 11 de julho de 2018, por beatrizbritto.