A colocação de implantes dentários é um dos procedimentos mais requisitados nos consultórios dos dentistas, principalmente pelos seus resultados bastante satisfatórios. Se você está pensando em se submeter a essa cirurgia dentária, então é preciso conhecer quais são os cuidados do pós-operatório de implante dentário.
A instalação do implante é feita por meio de uma cirurgia oral, tão séria e com riscos semelhantes a qualquer intervenção cirúrgica. Desse modo, para que os resultados sejam alcançados e a cicatrização ocorra da melhor maneira possível, o paciente precisa seguir à risca alguns cuidados e recomendações do profissional.
Se você deseja diminuir as dores, inchaço, sangramento e mau hálito causados por essa cirurgia, leia este post até o final e confira as nossas dicas!
Use e abuse das compressas de gelo
O ideal é que após a cirurgia — para que você possa sair do consultório — seu dentista já providencie uma pequena compressa de gelo e coloque sobre o local operado imediatamente. Essas compressas serão as suas melhores amigas durante os dois ou três primeiros dias de pós-operatório.
O gelo é superimportante durante esse período porque a baixa temperatura retrai os vasos sanguíneos, o que permite a diminuição considerável do fluxo de fluidos e sangue, evita a ocorrência de sangramentos, bem como ajuda a diminuir a dor e o inchaço pós-cirúrgico.
Enquanto as baixas temperaturas ajudam no processo de recuperação, o calor deve ser evitado ao máximo pelo menos nos primeiros dias, pois dilata os vasos. Portanto, nada de banhos quentes demais e ingestão de qualquer alimento ou bebida com alta temperatura.
Geralmente, as pessoas tendem a tomar sopa quando não podem mastigar, mas o ideal após a cirurgia é que você tome bastante sorvete, suco e vitamina. Caso haja qualquer sangramento, coloque uma gaze dobrada sobre o local e morda com força durante alguns minutos. Se o sangramento persistir, procure o seu dentista imediatamente.
Faça uma dieta restrita
Os primeiros dias de pós-cirúrgico são os piores: além de seguir tudo o que foi dito acima, você também precisará tomar muito cuidado com a sua alimentação. Deve-se evitar ao máximo mastigar durante os dois primeiros dias e, pelo menos durante uma semana, não usar o lado lesionado de forma alguma para a mastigação.
No início, é recomendável que o paciente faça uma dieta baseada em alimentos pastosos e líquidos, desde que eles não sejam servidos em temperatura quente como já mencionado anteriormente. Conforme o seu estado for melhorando, comece a ingerir alimentos sólidos aos poucos.
Tenha cuidado com qualquer comida que se desfaça em pedaços muito pequenos e duros, que sejam grãos ou que tenham sementes como morango, arroz, e pipoca. Os resíduos dos alimentos podem ficar alojados nos cortes da cirurgia e gerar uma grave infecção, além, é claro, do mau hálito.
Cuide ainda mais da sua higiene bucal
A higienização é essencial para a cicatrização, pois qualquer cirurgia facilita a proliferação de bactérias. Na verdade, após um procedimento cirúrgico, o ideal é que o paciente aumente a frequência de sua higiene bucal.
Continue escovando os dentes, gengiva e língua normalmente, mas evite aproximar a escova da área operada. O local da cirurgia deve ser higienizado com gaze embebida de soro fisiológico. O seu dentista provavelmente recomendará um bochecho próprio para o uso em pós-operatórios, porém, tenha bastante atenção: você não pode bochechar de forma alguma!
Apenas coloque o líquido em sua boca e deixe que ele passe pela região operada. Fazer o bochecho é um movimento muito brusco, capaz de tirar os pontos e causar sangramentos.
Evite ao máximo fazer esforço físico
Quem passa por qualquer tipo de intervenção cirúrgica tem que repousar, certo? Saiba que a mesma recomendação se aplica à cirurgia de implante dentário. Durante a primeira semana de pós-operatório, o ideal é que o paciente evite fazer esforço ou qualquer atividade física, caso contrário o sangramento, inchaço e dor podem voltar ainda piores.
Portanto, não se esqueça de pedir um atestado para o seu dentista e folgar no seu trabalho pelo menos durante dois dias. Vale ressaltar que a pessoa que colocou implantes dentários não deve pegar peso e, principalmente, abaixar a cabeça, visto que esse movimento faz uma pressão forte no rosto, o que pode remover os pontos.
Dessa forma, é recomendado que a pessoa em pós-cirúrgico até mesmo durma com um travesseiro mais alto para que a sua cabeça não fique muito tempo jogada para trás. Entretanto, não é proibido dormir de lado, mas tenha cuidado para não deitar sobre o lado operado.
Tome os medicamentos conforme a prescrição do dentista
Após a cirurgia, o profissional provavelmente vai recomendar alguns medicamentos para que você tome durante o pós-operatório. E, sim, o dentista pode prescrever remédios, principalmente em casos cirúrgicos.
Normalmente, quem passa por uma cirurgia dentária tem que tomar analgésicos para amenizar a dor, anti-inflamatórios e antibióticos. Além disso, é de extrema importância que você tome as medicações corretamente.
Geralmente, as pessoas tendem a menosprezar a cirurgia dentária e interrompem o uso do medicamento antes da hora, mas isso pode gerar complicações muito sérias no futuro.
Evite maus hábitos
O paciente não pode de maneira alguma ingerir bebidas alcoólicas durante uma semana. Além de ser prejudicial para a cirurgia, o álcool inibe a ação do antibiótico. O cigarro também deve ser evitado — essa é uma ótima oportunidade de abolir o uso pelo resto da vida!
Caso você tenha mania de roer unhas, é melhor tomar bastante cuidado, principalmente se o implante foi colocado em algum dos dentes da frente.
No mais, esses são todos os cuidados mais importantes que o paciente deve ter durante o pós-operatório de implante dentário. Se você quer ter um bom resultado e se recuperar com rapidez, então não deixe de seguir todas as recomendações que nós citamos acima, além das orientações que serão passadas pelo seu dentista após a cirurgia.
E aí, gostou das nossas dicas? Esse tipo de conteúdo é do seu interesse? Então, siga a SB Ortoimplante no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!
As etapas do implante dentário: do planejamento à cicatrização - SB Ortoimplante
[…] e comidas leves e pastosas são opções ótimas para diminuir inchaço, sangramento e incomodo no pós-operatório. A limpeza profissional da prótese é essencial para garantir a longevidade do tratamento. Por […]
Harmonização facial: entenda tudo sobre a febre do momento - SB Ortoimplante
[…] procedimento, como já foi dito, é cirúrgico, porém simples e rápido. Ele é feito dentro na própria clínica e com o uso de anestesia […]
Benefícios do implante dentário: Tudo o que você precisa saber!
[…] É interessante mencionar ainda que, ao contrário de alguns procedimentos odontológicos, como as pontes fixas convencionais (popularmente conhecidas como dentadura), o implante não exige desgaste da região dental para apoiar os novos dentes. É necessário apenas ter um cuidado pós-operatório. […]