Seja Bem-Vindo a SB Ortoimplante

Descubra como dormir melhor e lidar com a apneia do sono

Descubra como dormir melhor e lidar com a apneia do sono

Para muitas pessoas, dormir bem é quase uma missão impossível. Uma boa noite de sono, porém, é fundamental à nossa saúde e ao bem-estar. Quem tem dificuldade para manter um sono de qualidade sente as consequências no seu dia a dia, como sonolência excessiva, falta de disposição, dores de cabeça, irritação e dificuldade em manter o foco.

Existem várias causas para o sono conturbado, mas trataremos especificamente sobre duas neste artigo: o ronco e a apneia do sono. Se o seu sono é afetado por algum desses problemas e você quer saber como dormir melhor, continue a leitura e confira as dicas que preparamos!

Por que a apneia e o ronco atrapalham o sono?

A apneia do sono é um distúrbio bastante comum, mas não é levado a sério ou tratado corretamente muitas vezes.

As pessoas que sofrem desse mal param momentaneamente de respirar enquanto dormem, pois há alguma obstrução em suas vias aéreas (o que acontece várias e várias vezes na mesma noite). Ao perceber a queda da quantidade de oxigênio presente no sangue, devido à falta de ar, o cérebro manda estímulos para que o indivíduo acorde e recupere o fôlego.

Quem sofre de apneia tem a qualidade do seu sono prejudicada justamente por esses ciclos que consistem em parar de respirar e despertar para normalizar a respiração — que podem durar entre dez segundos a um minuto, em casos mais graves. Como não consegue manter uma noite de sono contínua e profunda, a pessoa se sente extremamente cansada e sonolenta durante o dia.

Agora, você deve estar se perguntando qual é a relação do ronco com a apneia do sono. Como foi dito acima, a respiração é interrompida durante o sono, devido a uma obstrução das vias aéreas que dificulta a passagem de ar. Isso causa um ruído alto (ou seja: o ronco).

Ao acordar para recobrar o fôlego, a pessoa emite um barulho como se estivesse engasgada ou sufocada. O ronco nem sempre é causado por uma apneia do sono, mas a apneia está sempre relacionada à ronqueira.

Como uma pessoa com apneia do sono pode dormir melhor?

Existem vários tratamentos para a apneia do sono, mas também há algumas práticas que devem ser aplicadas na rotina do paciente para ajudá-lo a dormir melhor. O tratamento certo, associado aos cuidados com o sintoma, é a melhor solução para tratar a apneia do sono com mais rapidez. A seguir, confira algumas dicas.

1. Evitar ingerir bebidas alcoólicas ou tomar sedativos

Esses dois itens tão diferentes foram colocados no mesmo tópico porque ambos causam o mesmo efeito entre os pacientes com apneia do sono. Tanto o álcool quanto os calmantes relaxam o corpo. Sendo assim, eles pioram a falta de ar do paciente.

Mas, se o indivíduo não consegue ter um sono profundo, por que tomar algo que o ajude a relaxar não é uma boa opção? A resposta é simples: o álcool e os sedativos, justamente por relaxarem os músculos do corpo do paciente, podem piorar a obstrução causada em sua garganta e nas vias aéreas.

Os músculos da garganta relaxam e fecham a passagem de ar. Por isso, se você tem apneia do sono, nunca faça uso de álcool ou sedativos para dormir melhor.

2. Procurar perder peso

A obesidade é um fator de risco para os pacientes com apneia do sono. Isso porque o excesso de peso aumenta a quantidade de gordura localizada ao redor do pescoço da pessoa, o que gera uma pressão mais intensa sobre sua garganta.

Logo, há dificuldade na passagem de ar e a sensação de sufocamento durante a noite. Em alguns casos, a perda de peso pode até ser a solução para a apneia do sono e o ronco!

3. Praticar exercícios físicos regularmente

Além de auxiliar na perda de peso, os exercícios contribuem para a melhora da saúde no geral. As atividades físicas deixam o corpo cansado e ajudam o indivíduo a relaxar naturalmente, mantendo um sono profundo durante a noite. Esse efeito não é nada prejudicial se comparado ao dos sedativos.

4. Jamais dormir de barriga para cima

Caso você tenha apneia do sono, saiba que deve evitar dormir de barriga para cima. Quando se dorme nessa posição, a pressão sobre a garganta aumenta e a língua relaxa, escorregando para trás. Tudo isso aumenta consideravelmente a obstrução da passagem de ar.

Dormir de lado é a melhor opção: essa dica simples pode ajudar bastante quem tem problemas com apneia. Para garantir que você não durma de barriga para cima, costure uma bola de tênis nas costas do seu pijama. Assim, você se sentirá incomodado ao dormir de costas e virará de lado mesmo que inconscientemente.

O que pode ajudar no tratamento da apneia?

Vale lembrar que, se você já foi diagnosticado com apneia do sono por um médico ou desconfia que tenha a doença, o melhor a ser feito é pedir um conselho do profissional. Assim, será possível encontrar o melhor tratamento para seu caso.

Nós, da SB Ortoimplante, confeccionamos um aparelho que serve como tratamento para muitos casos de apneia. Com o modelo intraoral, o tratamento é indolor, reversível e nada invasivo. Ele soluciona principalmente as apneias relacionadas a alguma malformação mandibular. Caso tenha interesse em adquiri-lo, primeiramente converse com seu médico. Em seguida, entre em contato conosco.

Agora que você já sabe como dormir melhor e algumas formas de tratar a apneia do sono, os seus problemas para dormir podem ser resolvidos. Não deixe de procurar ajuda médica — muitas pessoas acham que a única consequência negativa da apneia do sono é a presença do ronco, mas esse é apenas um sintoma.

Os casos mais graves dos quadros de apneia podem favorecer o aparecimento de doenças cardiovasculares como AVC, infarto e insuficiência cardíaca. Portanto, não perca tempo e recupere as suas boas noites de sono!

Gostou de saber mais sobre como dormir melhor? Você tem interesse em ler outros conteúdos como este? Então, assine a nossa newsletter para receber todas as novidades que acontecem por aqui em primeira mão!

Compartilhar:

Leave comment