Seja Bem-Vindo a SB Ortoimplante

Descubra aqui como parar de roncar

Como parar de roncar

Descubra aqui como parar de roncar

Muitas pessoas querem descobrir como parar de roncar porque a barulheira está incomodando terceiros, mas o que pouca gente sabe é que, além de gerar muita discussão e separar os casais que antes dormiam juntinhos, em alguns casos o ronco pode estar relacionado a problemas sérios de saúde.

Neste texto, explicaremos quais são as causas mais comuns para o ronco e mostraremos as formas de tratamento mais eficientes para amenizar esse problema. Temos certeza de que este conteúdo será de grande ajuda para as pessoas que estão preocupadas com a saúde e para quem quer voltar a dormir perto do seu companheiro.

Continue com a leitura!

Os maiores causadores do ronco

Resumidamente, o ronco é resultado de uma condição anormal da respiração, quando há estreitamento das vias respiratórias que impedem a passagem correta do ar para os pulmões. Como o ar passa com mais dificuldade, consequentemente, acontecem vibrações na garganta que geram o ronco.

A questão é que o estreitamento das vias aéreas pode ter diversas causas, desde problemas simples — que podem ser solucionados facilmente — até casos mais sérios — que necessitam de intervenção cirúrgica, como quem precisa retirar as amígdalas ou corrigir o desvio de septo.

Descubra agora quais são as principais causas do ronco.

Excesso de peso

Não é mera coincidência que a maioria das pessoas acima do peso ronque. Isso acontece porque o excesso de gordura presente ao redor do pescoço aumenta a pressão sobre a garganta, o que compromete a passagem de ar. Esse talvez seja o caso de ronqueira menos perigoso e mais fácil de ser resolvido.

Desvio de septo

O septo é a parede que separa as cavidades nasais. A parte mais superficial do septo é formado por uma cartilagem e a parte mais profunda por uma estrutura óssea.

As cavidades nasais deveriam ser divididas exatamente ao meio pelo septo, mas, na maioria das pessoas, essa divisão não é feita de forma reta. O septo pode ter alguns desvios: nem sempre as curvaturas representam problemas respiratórios. Mas, em alguns casos, o desvio é tão acentuado que a respiração fica prejudicada.

Flacidez da musculatura da garganta

Em pessoas acima do peso ou grávidas, geralmente acontece a diminuição do tônus dos músculos das vias respiratórias, ou seja, os músculos que auxiliam a respiração tendem a ficar mais relaxados do que deveriam. Essa condição causa o excesso de tecido ao redor das vias que, como você já sabe, resulta na ronqueira.

Obstrução das vias aéreas

As vias aéreas podem ser obstruídas de várias formas. Por exemplo, algumas pessoas têm as amígdalas ou as adenoides grandes demais, outras têm o palato (mais conhecido como céu da boca) grosso e até existem casos de pessoas que precisam retirar a úvula (o sininho que vemos na parte de cima da garganta).

Problemas na anatomia facial

Existem dois problemas que podem ser colocados neste tópico: mandíbula pequena e queixo retraído. Ambas as condições representam anomalias na anatomia facial que posicionam a boca do indivíduo de forma a provocar roncos. Esses são os casos mais delicados, mas que, felizmente, também podem ser tratados.

As melhores formas de tratar e parar de roncar

Não há um único tratamento milagroso que cure todos os casos de ronqueira, afinal, como deu para perceber pelo tópico acima, existem diversas causas para o problema e cada uma delas requer um tipo de tratamento diferente.

Confira agora quais são os melhores tratamentos para acabar com o ronco e saiba quais casos podem ser resolvidos com cada um deles.

Tenha hábitos saudáveis

Como a maioria dos casos de ronqueira está relacionada a excesso de peso, a melhor forma de combater esse problema é obtendo hábitos saudáveis e emagrecendo. Associe uma boa alimentação à prática de exercícios físicos. Além de melhorar a qualidade do seu sono devido à perda de peso, tenha certeza de que outros benefícios surgirão com o tempo.

Evite dormir de barriga para cima

Você já deve ter percebido que algumas pessoas roncam mais quando estão deitadas em decúbito dorsal, ou seja, de barriga para cima. Quem nunca empurrou alguém que estava roncando para que essa pessoa mudasse de posição?

Ao dormir assim, a língua tende a ir para trás, a pressão sobre a garganta aumenta e as vias respiratórias ficam mais estreitas. A melhor solução para liberar a passagem de ar é dormindo de lado. Algumas pessoas até mesmo costuram bolinhas de tênis nas costas de seus pijamas para que assim não consigam ficar de barriga para cima na cama.

Não beba antes de dormir

Também não é coincidência que as pessoas roncam mais quando bebem. O álcool é um poderoso relaxante muscular, ou seja, se você beber antes de dormir, os músculos da sua garganta ficarão mais flácidos, o que ocasiona a famosa obstrução do ar. Evite consumir bebidas alcoólicas à noite e você não precisará dormir no sofá.

Evite soníferos e calmantes

As pessoas que sofrem de insônia geralmente precisam usar medicamentos para conseguir dormir. Embora os remédios ajudem a pegar no sono, eles também facilitam a ronqueira. Assim como o álcool, os sedativos relaxam os músculos da garganta e provocam o ronco. Em vez de remédios, prefira tomar chás que ajudam a dormir.

O uso do aparelho intraoral como tratamento

Em alguns casos, a melhor forma de tratar o problema é recorrendo à ajuda de um dentista. Pode parecer inacreditável, mas é verdade: existe um aparelho capaz de solucionar vários casos de ronco.

O aparelho intraoral pode corrigir pequenos problemas na anatomia facial dos pacientes, como é o caso das pessoas com mandíbula retraída, como foi citado acima. O aparelho intraoral posiciona a mandíbula e a língua do indivíduo de forma que o ar circule mais facilmente para dentro das vias respiratórias. Essa também pode ser uma alternativa de tratamento para as pessoas que sofrem de apneia do sono leve e moderada.

Agora, basta você descobrir o que está tirando o seu sono (ou o do seu parceiro) e saber como parar de roncar. Procure a ajuda de um médico ou de um dentista e solucione o seu problema. Tenha certeza de que você e a pessoa que dorme ao seu lado ficarão mais felizes.

Você ronca muito? Ficou interessado no tratamento com o aparelho intraoral? Então entre em contato com o nosso pessoal e conheça um pouco mais sobre a SB Ortoimplante, clínica que é referência de tratamento para ronco!

Já conhece nossas redes sociais? Facebook | Istagram

Compartilhar:

Leave comment