A mordida cruzada é um problema oclusal que atinge pessoas de diferentes idades e que pode causar sérios danos para a saúde de uma pessoa. Também conhecida como mordida invertida, o problema atinge a arcada dentária e está associado a uma mudança que geralmente acontece durante o desenvolvimento estrutural da face e do crânio.
Com base nisso, vamos desenvolver mais sobre o assunto e mostrar o que é, de fato, esse tipo de mordida, quais são os danos que ela pode causar e como ocorre o tratamento.
Se você quer saber mais para manter a saúde e a beleza do seu sorriso, leia esta publicação e aproveite cada informação!
Definição de mordida cruzada
Resumidamente, essa mordida é simplesmente um desalinhamento dos dentes. Isso significa que, ao fechar a boca, um ou mais dentes da arcada dentária superior não conseguem se alinhar com a inferior e, com isso, ficam mais próximos da língua ou da bochecha. O mesmo problema também pode acontecer quando falta espaço no maxilar e há o apinhamento dos dentes.
O resultado é um sorriso visualmente torto, capaz de diminuir a autoestima de qualquer pessoa, além de provocar incômodos durante a mastigação e gerar problemas na saúde bucal, como gengivite e cáries, por exemplo.
De um modo geral, é possível afirmar que existem dois tipos principais da mordida:
- a anterior, popularmente conhecida como “queixo para frente”, que é quando os dentes superiores da parte da frente fecham por trás dos dentes da arcada inferior;
- a posterior, também chamada de lateral, que é quando os dentes superiores se fecham por dentro dos dentes inferiores.
Sintomas do problema
Além de o problema poder ser identificado visualmente — por meio do sorriso torto —, existem outros sintomas associados à saúde bucal. Sentir dor de cabeça frequentemente e até mesmo ouvir zumbidos são exemplos, já que a mordida gera danos na articulação entre os maxilares.
Também podem ocorrer sintomas como a sensibilidade dentária devido ao desgaste do esmalte dentário que o desalinhamento provoca e, em casos mais graves, a perda do tecido estrutural dos dentes — tanto gengival quanto ósseo.
Principais causas
Geralmente, as causas desse tipo de mordida estão relacionadas tanto a fatores internos quanto externos. Entre os mais comuns, é possível citar:
- anomalias ósseas congênitas;
- anomalia no desenvolvimento do maxilar;
- postura incorreta;
- respiração bucal;
- perda precoce ou prolongada dos dentes de leite;
- genética;
- atraso no crescimento dos dentes;
- maus hábitos, como chupar os dedos, utilizar chupetas, roer unha e morder objetos, como tampa de caneta.
Danos que o problema pode gerar
Apesar de um dos motivos principais para a busca do tratamento estar relacionado à fatores estéticos, a mordida cruzada gera ainda sérios danos na saúde bucal.
Entre as possíveis complicações em adultos, ocorre o desgaste excessivo da gengiva e dos dentes, o surgimento de cáries e doenças gengivais — como gengivite e periodontite —, retração da gengiva, comprometimento das articulações bucais e até fratura dos dentes.
É comum ainda ocorrer, com frequência, mordidas acidentais nas bochechas — que provocam machucados e possíveis inflamações —, bruxismo e dores na região dos ombros, do pescoço e da cabeça devido a contração contínua do músculo da mandíbula.
Na infância, a presença desse tipo de mordida pode desencadear problemas no desenvolvimento dos ossos faciais e refletir na respiração, na mastigação e no desenvolvimento fonoaudiológico.
Tratamento adequado para o problema
Para identificar, acompanhar e tratar o problema, é imprescindível se consultar com um profissional em uma clínica odontológica. Apesar de cada caso ser bastante específico e necessitar de cuidados especiais, as principais formas de tratamento estão relacionadas ao uso de um expansor de palato ou de aparelho dentário.
Em alguns casos, o dentista deve recorrer a outros tipos de procedimentos, como cirurgias e remoção dos dentes. No entanto, é elementar realizar cada processo com um especialista.
Agora que você já sabe tudo sobre a mordida cruzada, já pode ir até uma clínica odontológica e se certificar de que tanto a sua estética quanto sua saúde bucal estejam em dia.
E aí, gostou do conteúdo do post? Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Então assine a nossa newsletter e receba conteúdo diretamente na caixa de entrada do seu melhor e-mail!
Ortodontia: confira 6 cuidados essenciais durante o tratamento - SB Ortoimplante
[…] ortodontia pode ser indicada para bruxismo, problemas com mordida, síndrome de ATM (disfunção temporomandibular) e, claro, estética, resolvendo casos, por […]
Harmonização facial: entenda tudo sobre a febre do momento - SB Ortoimplante
[…] de estética são: rejuvenescimento da pele, suavização de linhas de expressão ou rugas, tratamentos dentários e preenchimentos […]
Harmonização facial: entenda tudo sobre a febre do momento!
[…] de estética são: rejuvenescimento da pele, suavização de linhas de expressão ou rugas, tratamentos dentários e preenchimentos […]