Problemas bucais costumam afetar muitas pessoas. Afinal, a boca é uma mucosa muito sensível, e, quando há algo fora do comum, pode até prejudicar outros sistemas, causando desconforto, ansiedade e até dores de cabeça e ouvidos. Um problema bucal muito comum é a afta na boca.
A afta é uma lesão que ocorre na língua, paredes da boca ou lábios e costuma desaparecer entre uma e duas semanas. Ela tem forma arredondada e pode ser uma ou várias feridas que provocam dor durante o dia e incômodo para comer. Ela não é contagiosa, mas é uma reação do organismo a algum fator.
Veja o que pode causar a afta na boca e os tratamentos indicados para esse problema.
Uso de aparelho ortodôntico
Um dos incômodos relatados por alguns usuários de aparelhos ortodônticos é ter afta na boca. Mas é importante deixar claro que isso não atinge todos que usam aparelhos, e a afta pode ser consequência do estresse causado na hora da manutenção. Também pode ser o resultado do atrito entre o aparelho e as mucosas bucais.
Além disso, a limpeza não completa do aparelho em casa pode resultar em bactérias que podem gerar a afta, especialmente se essa limpeza é feita de forma incorreta por dias seguidos, permitindo o acúmulo de bactérias.
Baixa imunidade e doenças
A afta é um desequilíbrio que pode ser o resultado aparente de uma imunidade baixa. Ela pode ou não vir acompanhada de outros sintomas de alguma doença mais séria. Por isso, é recomendado procurar um médico para fazer exames e eliminar as chances de outras doenças.
As doenças podem ser diversas, desde um simples resfriado até algo mais grave, como gastrite, bruxismo, anemia, DSTs, câncer, entre outras. Nesse caso, o tratamento será duplo, tanto para a doença em questão quanto para a afta na boca.
Alterações hormonais
Alterações hormonais acabam sendo visíveis no corpo, com características como queda de cabelos e unhas, acne, pele oleosa, suor excessivo e muito cansaço. Geralmente mulheres apresentam mais alterações hormonais, já que isso faz parte de seu ciclo menstrual ao longo da vida.
Assim como com a baixa imunidade, é preciso fazer exames médicos para detectar alterações hormonais, especialmente porque elas podem provocar uma grande quantidade de problemas que interferem na saúde e na rotina da pessoa.
Tratamentos para a afta na boca
Independentemente de complementar ou não com outro tratamento, a ferida localizada precisa ser devidamente tratada com o acompanhamento de um especialista em saúde bucal. Veja, a seguir, algumas formas de tratamento:
- pomada com anestésico;
- enxaguante bucal antibiótico;
- remédios antifúngicos de via oral;
- remédios antibactericidas de via oral; e
- aplicação de laserterapia.
Embora a afta na boca possa desaparecer em poucos dias, a consulta com um espacialista é fundamental para indicar o tratamento correto. Afinal, muitas vezes a afta na boca pode ser confundida com herpes labial, uma doença sexualmente transmissível, e um tratamento e acompanhamento médico é de extrema importância!
E você, gostou do nosso artigo? Quer receber mais dicas de saúde bucal? Então assine a nossa newsletter agora mesmo e fique sempre bem informado!
Já conhece nossas redes sociais? Facebook | Istagram