Seja Bem-Vindo a SB Ortoimplante

Você sabe o que é lente de contato dental? Entenda mais!

lente de contato dental

Você sabe o que é lente de contato dental? Entenda mais!

Você já deve ter notado que o sorriso é uma das primeiras coisas que todos nós reparamos em alguém. Tratar dos dentes deixou de ser apenas uma questão de higiene e saúde há tempos. Hoje em dia, cuidar do sorriso tornou-se uma questão de estética. Além dos implantes e aparelhos ortodônticos, outra técnica que tem sido muito utilizada pelos dentistas para melhorar a aparência de seus pacientes é a lente de contato dental.

Esse termo pode soar estranho para muitos, pois as lentes de contato são o que há de mais novo no mundo da odontologia. Até mesmo os famosos estão recorrendo a esse recurso. Se você ficou interessado no assunto ou tem muitas dúvidas sobre essa novidade, então confira o restante do texto e entenda tudo sobre lentes de contato dental!

Afinal, o que são as lentes de contato dentais?

Há inúmeros casos de pessoas que sonham em ter um sorriso bonito, alinhado e branco, porém não querem passar anos usando aparelhos ortodônticos — e vamos concordar que usar aparelho não é nada confortável, não é mesmo? Também pode acontecer de o indivíduo ter apenas um dente desalinhado ou amarelado. Para esses casos, as lentes do contato são a salvação!

As lentes são facetas ultrafinas de cerâmica (ou porcelana) que serão aplicadas uma a uma sobre os dentes do paciente — por isso, foi escolhido o nome “lente”. Essa técnica corrige a coloração, além de dar um novo formato ao sorriso.

Para que possam ser aplicadas, primeiramente, os dentes que receberão as lentes precisam ser superficialmente desgastados. Mas não se preocupe! As lentes são mesmo finas (elas têm cerca de 0,3 a 0,5 milímetros) — logo, o desgaste a ser realizado não vai alterar o formato nem danificar o esmalte.

Como são colocadas essas lentes de contato?

O processo é simples e indolor! Em duas sessões, no máximo três, o paciente já sai do consultório com o sorriso repaginado. Em primeiro lugar, a pessoa interessada nas lentes de contato deve procurar um dentista para que ele possa conferir sua anatomia bucal e a situação de seus dentes. Em seguida, será feito um molde da arcada dentária.

Após estudar minuciosamente o caso do paciente, o dentista passa a arquitetar o novo sorriso. A cor, o tamanho e a posição das lentes serão planejadas de acordo com o formato da boca e dos dentes. A partir daí, é criado o modelo ideal especialmente para aquele paciente. O projeto será mostrado antes de ser colocado em prática, para que possa ser aprovado ou passar por alguma alteração.

Quando o modelo das lentes for aprovado, então o trabalho é levado até o protético, profissional responsável por confeccionar as facetas ultrafinas de cerâmica. Então, o paciente volta mais uma vez até o consultório do dentista onde acontecerá, enfim, a aplicação das lentes de contato.

Como já dissemos, o processo é muito simples: primeiro é feita a uma aplicação de ácido para preparar a superfície, então uma espécie de cimento será colocada sobre cada um dos dentes e, por fim, as lentes serão fixadas. Não é preciso nem usar anestesia! Depois de cerca de três horas, o paciente já sai do dentista com um sorriso novo.

Para quem as lentes são indicadas?

Como essa técnica visa harmonizar o sorriso do paciente (ou seja, trata-se de um procedimento de reabilitação oral) as lentes de contato dentais são indicadas para pessoas que apresentam alguma alteração no tamanho, coloração, alinhamento e espaçamento dos dentes.

Powered by Rock Convert

Mas existem alguns casos de contraindicações. O uso de lentes de contato pode comprometer a saúde bucal de pacientes que apresentam os seguintes fatores:

  • perda da estrutura dental;
  • cáries, tártaro ou canais não tratados;
  • dentes trincados ou quebrados;
  • manchas acentuadas;
  • doenças da gengiva;
  • bruxismo não tratado.

Pessoas que roem as unhas também precisam passar por uma avaliação criteriosa para saber se podem usar as lentes. Vale reforçar que a única pessoa apta a decidir se você pode ou não tratar seus dentes por meio dessa técnica é o profissional de odontologia. Consulte seu dentista e não permita que ele realize nenhum procedimento em sua boca sem antes passar por um exame clínico detalhado.

Como funciona a manutenção das lentes?

As lentes são feitas de um material extremamente resistente e durável, entretanto, assim como tudo nessa vida, as lentes de contato também têm a vida finita. Elas duram cerca de cinco a dez anos, dependendo de como o paciente cuida de sua saúde bucal.

Os cuidados com a lente de contato dental são os mesmos que qualquer pessoa deve ter com seus dentes: escovar pelo menos três vezes ao dia, passar fio dental e evitar morder alimentos duros demais ou ingerir qualquer coisa que possa manchar as facetas.

Além disso, quem possui lente de contato dental também deve ir ao dentista periodicamente. Dessa forma, o profissional pode verificar se as próteses estão fixas e se o paciente se adaptou corretamente.

Quanto custa esse procedimento?

A única desvantagem desse procedimento odontológico é seu custo um pouco mais elevado. O preço das lentes varia muito de acordo com o material que elas são feitas e a quantidade de lentes colocadas em uma só boca — mas há sempre a possibilidade de um desconto, caso haja aplicação de várias lentes.

O preço mínimo de uma lente dental é de mil reais, mas pode chegar até três mil reais. Esse é um valor que pode ser considerado inviável para muitas pessoas, mas lembre-se de que esse procedimento é muito eficaz e duradouro, que substituirá os gastos com clareamentos dentais constantes, ou seja, é um bom investimento.

A lente de contato dental está trazendo de volta a autoestima de muitas pessoas que tinham vergonha de seus dentes e, por isso, até mesmo deixavam de sorrir. Se esse é o seu caso, então confie os seus problemas ao seu dentista de confiança. A odontologia existe justamente para levar saúde e bem-estar às pessoas.

Ficou interessado no assunto? Tem vontade de melhorar o seu sorriso? Então, entre em contato conosco e saiba mais como podemos ajudá-lo!

Já conhece nossas redes sociais? Facebook | Istagram

Compartilhar:

Beatriz Senne de B. Novais

Beatriz Senne de B. Novais

Autora do Blog da SB ortoimplante | CRO 35323 | Reabilitação Oral - PUC RJ | Harmonização Orofacial (Membro Sbti) | Especializada em odontologia do Sono.

Leave comment

Postado em 16 de julho de 2018, por beatrizbritto.