Seja Bem-Vindo a SB Ortoimplante

Preenchimento com ácido hialurônico: o que você precisa saber

preenchimento com ácido hialurônico

Preenchimento com ácido hialurônico: o que você precisa saber

Os sinais de envelhecimento, que são comuns após os 30 anos de idade, não aparecem de repente. Eles são consequências de uma série de fatores, que envolvem a genética e hábitos de vida. E no mundo da estética e saúde já existem diversas alternativas que são cientificamente comprovadas como métodos de barreira para o envelhecimento visual da pele. Um deles é a aplicação de ácido hialurônico.

Não precisa se preocupar com a palavra “ácido”, essa não é uma substância que promove aquele famoso efeito corrosivo da superfície da pele, como acontece com outras. Muito pelo contrário: ele é um poderoso agente hidratante que transforma a pele.

Além de mais saúde para a derme, o ácido hialurônico também é usado para fazer preenchimentos e correções de “imperfeições” na face e em qualquer lugar do corpo. Saiba tudo sobre o preenchimento com ácido hialurônico e quais transformações é possível ter!

O que é o preenchimento com ácido hialurônico?

O ácido hialurônico em sua forma pura e injetável é aplicado em camadas subcutâneas da derme, com objetivos que são variados para cada paciente. A quantidade da substância e de aplicações variam conforme esses objetivos.

O ácido hialurônico age como um gel que é fixado nas regiões a serem feitas a correção de alguma profundidade, como é o caso de marcas de acne, celulites, rugas leves ou profundas e outros casos. Esse composto é aceito pelo corpo humano, pois já é reconhecido por ele, uma vez que está presente no nosso organismo, fazendo o revestimento de células e lubrificação de ossos.

Por ser injetável, seus resultados são mais imediatos e mais seguros para a pele — aparecem poucas horas após a aplicação. Muitos cremes já levam em sua fórmula o ácido hialurônico, mas, por haver outras substâncias e por sua concentração desse produto ser menor, não ocorre o mesmo efeito do que com as injeções.

Como é feito o procedimento?

A aplicação é feita de modo injetável e o que muda em cada aplicação é se haverá a necessidade de uma anestesia local ou não. Isso porque cada caso vai determinar qual camada da derme será feita a aplicação e quantas aplicações da substância serão necessárias.

A anestesia local tem um curto período de efeito, servindo somente para que o paciente não sinta desconforto na hora da aplicação, especialmente em regiões muito sensíveis. Após o efeito anestésico passar, há um desconforto e inchaços leves na região, que passa em poucas horas ou dias (varia conforme a região e a quantidade da substância, assim como a reação de cada derme).

Em somente uma sessão, é possível fazer todas as aplicações necessárias. Elas são rápidas e, dependendo da quantidade de injeções, todo o procedimento não costuma passar de uma hora.

Em que casos são feitos?

Você já deve ter visto por aí pessoas que fizeram aumento de lábios ou mesmo harmonização facial. Esses são casos onde o ácido hialurônico é usado também. Outros que podemos citar são:

Powered by Rock Convert
  • correção de bigode chinês;
  • preenchimento de olheiras;
  • linhas de expressão;
  • preenchimento de maçãs do rosto;
  • biomodelação malar;
  • rugas no pescoço;
  • papilas;
  • correção de vincos nos lábios (popularmente conhecido como “código de barras”);
  • rinomodelação.

Como essa substância age na pele?

Uma vez injetado, o ácido hialurônico funciona como uma espécie de imã, atraindo água para as células do local onde foi aplicado. Mesmo que uma pessoa beba muita água durante o dia e até tenha bons hábitos, outros fatores podem gerar desequilíbrio, fazendo com que não chegue até as células da derme a quantidade suficiente de água para deixar a pele saudável e viçosa.

Por se tratar de uma substância bioestimuladora e absorvível, ele apenas vai se integrando, com o tempo, ao corpo humano. Essa absorção não causa nenhum transtorno ao corpo, pois mesmo em casos de muitas aplicações, a quantidade ainda não é tanta a ponto de causar algum problema. Em geral, o preenchimento com ácido hialurônico é um procedimento seguro.

Quanto tempo dura o efeito?

Definitivamente, parece bom demais fazer aplicações e sair tão mais satisfeito de uma clínica em poucos minutos, não é mesmo? O efeito não é definitivo, mas também não é tão curto!

O efeito do preenchimento com ácido hialurônico tem um tempo estimado de 12 meses, mas podendo facilmente passar um pouco desse período. Em geral, é uma certeza que para manter a alteração feita, é preciso de novas aplicações todo ano.

O ideal, para que o número que aplicações e a quantidade seja menor, é não esperar que o efeito passe totalmente. Ou seja, em pouco menos de 12 meses, já pode ser reagendado um novo procedimento de manutenção.

Quais cuidados ter após o procedimento?

Após o preenchimento com ácido hialurônico, é essencial que haja controle para não mexer nas regiões onde foram feitas as aplicações até 6 horas após a sessão. Depois desse período, já se pode lavar o rosto, porém, com delicadeza, fazendo movimentos muito suaves e com sabonete com ph neutro próprio para a pele. Também deve-se evitar atividades físicas e massagens faciais.

O protetor solar é indispensável após as 6 horas da sessão, mesmo quando o paciente não vai se expor ao sol — algo também não muito recomendável nas primeiras horas após a aplicação, para evitar que se prolongue algum leve hematoma proveniente da injeção, caso haja.

Quais pessoas não podem fazer a aplicação?

A aplicação de ácido hialurônico não é recomendada nos seguintes casos:

  • grávidas;
  • lactantes;
  • pessoas com doenças autoimunes;
  • alérgicos a alguma substância da formulação das injeções;
  • pessoas em tratamento de lesões na pele.

É importante ressaltar que qualquer medicamento que o paciente tome, precisa também ser relatado ao médico que fará as aplicações.

O preenchimento com ácido hialurônico pode ser feito com cirurgiões plásticos, mas também por dentistas com especialização em estética facial, seguindo devidamente a resolução CFO 176/2016. Afinal, toda a harmonização e melhorias estéticas faciais têm o intuito de gerar um sorriso bonito e saudável, e um dentista também tem conhecimento e domínio da anatomia facial.

E você, tem interesse em fazer preenchimento com ácido hialurônico? O que você faria? Nos conte nos comentários!

Compartilhar:

Leave comment

Postado em 3 de junho de 2019, por raphaellag.