Seja Bem-Vindo a SB Ortoimplante

Afinal, o que é lipo de papada enzimática e como ela é feita?

lipo de papada

Afinal, o que é lipo de papada enzimática e como ela é feita?

Uma das grandes febres do momento é a harmonização facial. Diversos procedimentos estéticos podem ser realizados para valorizar a aparência do rosto, deixando os traços mais agradáveis e simétricos. Uma das alternativas para isso é a lipo de papada.

Porém, não estamos falando da cirurgia que faz a remoção da gordura da região do pescoço. Na verdade, trata-se de um procedimento menos invasivo e praticamente indolor que pode, inclusive, ser realizado por dentistas.

É a lipo de papada enzimática, que utiliza uma substância que elimina naturalmente a gordura. É sobre isso que vamos conversar neste artigo. Continue lendo para descobrir como esse tratamento é realizado, quais são os efeitos que promove, se há alguma contraindicação, riscos, entre outras informações importantes. Acompanhe!

O que é a “papada”?

O organismo humano é composto por diversos tecidos diferentes, e, entre eles, está o adiposo, popularmente conhecido como gordura. Ela se espalha por todas as partes do corpo, sendo que algumas apresentam uma quantidade maior desse tecido, e outras, praticamente, nada.

Na região do rosto, isso não é diferente. O tecido adiposo também é encontrado ali, e, quando se localiza na região do pescoço, pode formar a famosa papada, que também é chamada de queixo duplo. Ela incomoda quem a tem porque prejudica os contornos faciais e desvaloriza a aparência.

Essa gordura que se acumula abaixo do queixo é chamada de submental e está sujeita aos processos enzimáticos que fazem a quebra das moléculas gordurosas. Por isso, não é necessário que seja retirada por meio de cirurgia, já que podemos estimular a quebra das moléculas de uma forma menos invasiva e reduzir a papada naturalmente.

O que é a lipo de papada enzimática?

O tratamento adotado para eliminar a gordura abaixo do queixo é chamado lipo de papada enzimática. É um procedimento muito simples e seguro que pode ser feito também por dentistas, em função do conhecimento que eles têm da anatomia da face.

A técnica consiste em fazer aplicação de microinjeções subcutâneas de ácido deoxicólico na região onde a gordura está acumulada. Essa substância reage com as moléculas de gordura e faz a sua quebra enzimática, assim, o tecido gorduroso se desfaz, e a papada desaparece.

São necessárias cerca de 4 a 6 sessões para eliminar todo o tecido adiposo. É preciso aguardar um período de 20 dias entre cada sessão, para que a região se recupere e esteja preparada para a próxima fase do procedimento. Cerca de 30 minutos são suficientes para fazer a aplicação do ácido.

É interessante saber que as microinjeções não são aplicadas aleatoriamente. O especialista, antes, faz uma avaliação do paciente para observar suas características e necessidades, então, a região é mapeada e demarcada, para que sejam definidos os locais onde o ácido deoxicólico será aplicado.

Ou seja, o tratamento é planejado para cada pessoa em função da sua anatomia e do modo como a gordura está organizada na região. Por isso, os resultados alcançados são muito naturais e valorizam os contornos da face.

Quais são os efeitos que essa lipo promove?

A lipo de papada enzimática é indicada para eliminar a gordura da região do pescoço, então, é justamente esse o resultado que pode ser esperado. O volume encontrado abaixo do queixo desaparece com a aplicação do ácido, assim, a pessoa fica com a aparência de mais magra.

Os resultados também podem ser notados nos contornos do rosto. A estrutura óssea é evidenciada, permitindo ver o formato da face. O queixo ganha destaque; assim, o formato da face é redesenhado, eliminando todo o excesso que antes escondia sua beleza.

Algumas pessoas conseguem perceber as mudanças após a primeira sessão. No entanto, de um modo geral, elas são realmente notadas após a segunda aplicação da substância. De toda forma, os resultados aparecerão, sendo que o tempo varia em função das características de cada um e da resposta orgânica.

Powered by Rock Convert

Uma grande vantagem de optar pela lipo de papada enzimática é o fato de que esse procedimento não tem durabilidade. Isso significa que não haverá um momento em que o ácido deixará de fazer efeito. Afinal, ele faz a quebra da gordura, então, quando se chega ao resultado final, a papada apenas voltará se a pessoa passar por um ganho excessivo de peso.

Ou seja, eliminando a gordura da região do pescoço dessa forma e mantendo uma alimentação equilibrada, para que o peso corporal esteja saudável, os resultados terão um prazo indefinido, não havendo necessidade de realizar o procedimento novamente.

Esse tratamento tem contraindicações?

Como qualquer outro procedimento, a lipo de papada enzimática também apresenta as suas contraindicações, não sendo recomendada para mulheres lactantes ou pessoas que têm infecções e cistos no local que será tratado.

Outra limitação é para aqueles que apresentam nódulos tireoidianos como o bócio. Também é preciso saber se o paciente não tem alergia a qualquer substância que seja utilizada no procedimento.

Quais são os cuidados necessários após o procedimento?

A recuperação após uma lipo de papada enzimática é muito tranquila e rápida. É recomendado que, nas primeiras 48 horas, não sejam realizados esforços, mas a rotina pode continuar normalmente.

Medicamentos apenas podem ser utilizados com recomendação do profissional. Isso, porque alguns podem interferir no processo de quebra das moléculas de gordura, o que minimizaria os efeitos do procedimento.

O especialista pode recomendar outras medidas, como o uso de micropore ou uma faixa de sustentação para o pescoço. Além disso, como complementação da lipo, ele pode sugerir sessões de drenagem linfática, para evitar fibrose e edemas.

Existe algum risco em fazer essa lipo?

O ácido deoxicólico em si não oferece riscos para a saúde do paciente, pois é encontrado naturalmente no corpo humano para ajudar na quebra das moléculas de gordura, então, não há rejeição ao produto.

Mas é verdade que o procedimento pode oferecer alguns riscos — daí a necessidade de contar com um profissional experiente para realizá-lo. As injeções precisam ser aplicadas corretamente, para que não ocorra uma disfunção marginal do nervo mandibular ou necrose.

Alguns efeitos colaterais são esperados e considerados como normais depois da lipo de papada. Eles incluem um leve inchaço, ardência ou dormência temporária da região e vermelhidão nos locais da aplicação das injeções.

Lembrando que quanto mais experiente e competente o profissional escolhido, menores são as chances de ocorrerem efeitos indesejados. Por isso, antes de se submeter ao procedimento, faça uma boa pesquisa e escolha um especialista de confiança.

Dentistas também podem fazer a lipo de papada enzimática, mas, como qualquer outro profissional, precisam estar habilitados para aplicar a técnica. Sendo assim, prefira apenas aqueles que tenham se capacitado nesse tratamento.

Escolhendo um bom especialista para fazer a lipo de papada enzimática, você conseguirá renovar sua aparência eliminando a gordura do pescoço. Assim, valorizará sua imagem ao evidenciar os contornos da sua face para harmonizar seu rosto de uma forma natural, sem cortes nem cicatrizes.

Gostou de conhecer essa opção estética para harmonizar seu rosto? Então, assine nossa newsletter e receba outras dicas interessantes diretamente em seu e-mail!

Compartilhar:

Beatriz Senne de B. Novais

Beatriz Senne de B. Novais

Autora do Blog da SB ortoimplante | CRO 35323 | Reabilitação Oral - PUC RJ | Harmonização Orofacial (Membro Sbti) | Especializada em odontologia do Sono.

Leave comment

Postado em 3 de julho de 2019, por beatrizbritto.