Seja Bem-Vindo a SB Ortoimplante

Descubra se creme dental clareador realmente funciona ou não

Descubra se creme dental clareador realmente funciona ou não

Muitas marcas que fabricam produtos de higiene bucal afirmam que seus cremes dentais promovem o clareamento dos dentes. As propagandas são tão convincentes que as pessoas testam as fórmulas esperando por resultados satisfatórios, o que nem sempre acontece. É aí que surge uma dúvida comum: será que o creme dental clareador realmente funciona ou é apenas propaganda enganosa?

Se você sempre se perguntou sobre a eficácia dos cremes dentais clareadores, está no lugar certo! Separamos informações importantes sobre o produto neste artigo. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

A composição química do creme dental clareador

Para saber se esse tipo de produto funciona ou não, primeiro precisamos analisar sua composição e entender o que causa (ou deveria causar) o clareamento dos dentes.

O creme dental clareador é feito à base de uma substância utilizada no clareamento dentário realizado em consultório: o peróxido de carbamida ou de hidrogênio. Se usado em grande quantidade, o peróxido de carbamida pode causar queimaduras na gengiva, por isso, sua concentração é muito baixa nos cremes dentais.

A pequena quantia da substância clareadora é insuficiente para deixar os dentes mais brancos. Isso significa que os cremes dentais não funcionam, certo? Não necessariamente!

A maioria dos cremes são esfoliantes porque têm pequenas partículas abrasivas. Durante a escovação, essas partículas funcionam como lixas e acabam desgastando a camada superficial dos dentes. Caso você tenha alguma mancha causada pela pigmentação dos alimentos, como café e suco de uva, o creme dental resolverá esse problema!

Alguns produtos também são compostos pelo corante Blue Covarine, que neutraliza a cor amarelada dos dentes e dá a impressão de branqueamento. Entretanto, esse efeito passa assim que a camada superficial de creme dental se dissipa dos dentes.

Indicação e contraindicação

Para resultados superficiais os cremes dentais clareadores representam uma boa solução. Entretanto, esse tratamento não é indicado para todas as pessoas.

Quem sofre com sensibilidade, por exemplo, não deve usar esse tipo de creme dental. Isso porque as partículas abrasivas danificam o esmalte do dente e a dentina, e sem essas camadas a parte sensível dos dentes fica exposta.

Na verdade, ninguém deveria usar os cremes dentais clareadores por muito tempo. Mesmo que você não tenha problemas bucais, ao desgastar a parte superficial dos dentes, outra camada mais porosa ficará exposta. Assim, sem a proteção necessária, seus dentes poderão absorver com mais facilidade o pigmento dos alimentos e apresentar manchas.

Outras formas de clareamento

Se a eficácia do creme dental clareador é falha e seu uso a longo prazo causa problemas, qual seria a melhor forma de clarear os dentes?

A opção ideal para quem deseja dentes mais brancos é procurar ajuda profissional e recorrer ao tratamento de clareamento. Este é feito com a supervisão de um dentista e apresenta ótimos resultados.

Parte do tratamento pode ser feita na casa do paciente, entretanto, o acompanhamento profissional é indispensável, visto que o dentista é o responsável por escolher o produto e decidir o tempo de uso.

Para quem sofre com sensibilidade nos dentes, fazer o tratamento no consultório é a melhor opção. Afinal, o dentista fará de tudo para não agravar as dores do paciente durante o processo de clareamento.

Os resultados do procedimento feito em consultório também aparecem muito mais rápido e duram bastante tempo — se o paciente cuidar bem dos dentes, é claro.

O creme dental clareador não é uma farsa completa. Ele tem sua utilidade, mas é importante deixar claro que ninguém é capaz de alcançar os resultados que as propagandas mostram usando apenas esse produto.

Gostou do texto? Você já sabia das informações que citamos? Compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas possam descobrir a verdade sobre os cremes dentais clareadores.

Compartilhar:

Leave comment