Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/sbortoimplante/www/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2758

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/sbortoimplante/www/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2762

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/sbortoimplante/www/wp-content/plugins/revslider/includes/output.class.php on line 3706
Apneia do sono tem cura? Descubra aqui! | SB Ortoimplante

Seja Bem-Vindo a SB Ortoimplante

Apneia do sono tem cura? Descubra aqui!

Apneia do sono tem cura? Descubra aqui!

Apneia do sono tem cura? Descubra aqui!

Você, com certeza, já deve ter conhecido alguma pessoa que ronca tanto que até parece perder o fôlego enquanto dorme. Provavelmente, essa pessoa sofre de apneia do sono. Muita gente se pergunta se a apneia do sono tem cura, e a resposta é não. Mas, felizmente, ela pode ser tratada!

Apneia significa interrupção momentânea da respiração. Logo, a apneia do sono acontece quando o indivíduo deixa de respirar por alguns segundos enquanto dorme, o que pode acontecer várias vezes durante a noite.

Se você quer entender mais sobre a apneia do sono, continue a leitura. Neste texto explicamos o que causa a apneia, quais são os sintomas da doença e os seus tratamentos. Confira!

O que causa a apneia do sono?

Antes de saber o que causa a apneia, é preciso entender que existem dois tipos diferentes de apneia do sono. Portanto, cada um deles tem uma causa diferente.

A apneia obstrutiva do sono, como o próprio nome já diz, acontece quando a respiração é interrompida devido a alguma obstrução do canal respiratório. Os músculos da garganta relaxam durante o sono e as vias se fecham. Portanto, essa apneia pode ser causada por excesso de gordura ao redor do pescoço, por amígdalas ou adenoides dilatadas e por malformações craniofaciais.

Pessoas resfriadas ou que sofrem de algum tipo de alergia têm mais chance de adquirir a apneia do sono, assim como as pessoas que têm naturalmente as vias respiratórias mais estreitas que o normal.

Já o outro tipo, a apneia do sono central, é menos comum e acontece quando o cérebro, por algum motivo, não envia sinais para os músculos responsáveis pela respiração. Esse tipo de distúrbio aparece mais comumente em pessoas com insuficiência cardíaca ou que já sofreram um acidente vascular cerebral (AVC).

Além das causas existem os fatores de risco. Excesso de peso, uso exagerado de sedativos ou álcool, alteração hormonal, tabagismo e histórico familiar são fatores que podem desencadear ou agravar a apneia do sono, principalmente a obstrutiva.

Quais são os sintomas da apneia do sono?

Como já foi mencionado, quem tem apneia do sono não consegue respirar corretamente enquanto dorme. Por issoa as pessoas com apneia costumam roncar alto, principalmente aquelas com apneia do sono obstrutiva.

Quando o cérebro percebe que o nível de oxigênio no organismo caiu, ele manda sinais para que o indivíduo desperte. Portanto, roncar alto e acordar abruptamente durante a noite com falta de ar são os dois principais sintomas de quem tem apneia.

Como a pessoa precisa acordar várias vezes para normalizar a respiração, quem tem apneia do sono não consegue dormir bem. Esse sono de péssima qualidade resulta em dores de cabeça e sonolência durante o dia.

A noite maldormida também tem como consequências irritação e nervosismo. A pessoa com apneia do sono pode sentir até mesmo dificuldade para se concentrar devido ao cansaço em excesso.

Qual o tratamento para a apneia do sono?

Novamente repetimos que essa condição, infelizmente, não tem cura. Entretanto, a boa notícia é que existem várias formas de controlar a apneia do sono. Então, os indivíduos que sofrem desse distúrbio podem voltar a ter uma boa noite de sono.

Confira quais são os melhores tratamentos para a apneia:

CPAP

O CPAP (sigla em inglês para pressão positiva contínua nas vias aéreas) é o tratamento mais recomendado, pois ajuda em ambos os casos de apneia do sono.

É um aparelho semelhante a uma máscara de oxigênio que, como o próprio nome diz, gera uma pressão de ar positiva nas vias aéreas, ou seja, empurra o ar para dentro das vias do indivíduo.

Embora o CPAP seja o tratamento mais eficaz para a apneia do sono, muitas pessoas não gostam de usá-lo. A realidade é que o aparelho não é tão confortável de ser usado, por isso tantas pessoas o repudiam.

Aparelho intraoral

Embora não seja um tratamento tão popular quanto o CPAP, o uso de aparelho intraoral pode ajudar em muitos casos de apneia do sono.

O aparelho é uma alternativa reversível, nada invasiva e confortável. Esse tratamento ajuda a corrigir pequenos problemas na mandíbula do indivíduo, melhorando consideravelmente seu sono.

O aparelho intraoral pode, comprovadamente, controlar os casos de apneia do sono leve. Quem sofre de apneia moderada ou grave, dependendo do caso, também pode fazer uso do aparelho. Essa é uma ótima alternativa para quem não gosta do CPAP.

Cirurgia de remoção das amígdalas

Os tratamentos invasivos são sempre a última opção que o médico dá ao paciente, já que são irreversíveis. Em alguns casos, contudo, são a única maneira de realmente melhorar a condição do paciente.

A cirurgia de remoção das amígdalas (ou adenoides) costuma apresentar resultados ótimos quando feita em crianças, mas ela nem sempre é eficaz em pacientes adultos. Recomenda-se, portanto, que o paciente converse com seu médico para evitar fazer uma cirurgia que não vai resultar em melhoras.

Mudança de hábitos

Há muitos casos de pessoas que sofrem de apneia obstrutiva do sono porque estão acima do peso, fumam ou tomam sedativos. Nesses casos, o melhor a  fazer é evitar esses hábitos que agravam o distúrbio do sono. Mudar os hábitos não vai eliminar o problema, mas, com certeza, vai amenizá-lo.

A obesidade agrava a apneia porque o excesso de gordura ao redor do pescoço pode obstruir as vias nasais. Os sedativos relaxam a musculatura do corpo. Sendo assim, os músculos da garganta podem tampar a passagem de ar. O mesmo procedimento serve para o uso de álcool. Enfim, deve-se levar uma vida mais saudável e evitar qualquer coisa que piore a apneia.

Agora, que você já sabe que a apneia do sono tem cura, basta procurar o melhor tratamento para o seu caso. Nós, da SB Ortoimplante, oferecemos vários tratamentos alternativos que ajudam a controlar os distúrbios do sono, como a apneia. O aparelho intraoral é um exemplo de tratamento oferecido pela nossa empresa.

Você tem problemas de sono? Ficou interessado na nossa proposta? Então, entre em contato com a SB Ortoimplante e conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho.

Gostou do texto? Você tem interesse em ler mais conteúdo desse tipo? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!

Compartilhar:

Beatriz Senne de B. Novais

Autora do Blog da SB ortoimplante | CRO 35323 | Reabilitação Oral - PUC RJ | Harmonização Orofacial (Membro Sbti) | Especializada em odontologia do Sono.

Comentário em "Apneia do sono tem cura? Descubra aqui!"

  1. […] respiratórias. Essa também pode ser uma alternativa de tratamento para as pessoas que sofrem de apneia do sono leve e […]

Leave comment