Seja Bem-Vindo a SB Ortoimplante

Aparelho intra-oral para apneia: saiba quais são os benefícios

Aparelho intra-oral para apneia: saiba quais são os benefícios

Você sabia que a qualidade do sono afeta diretamente todo o funcionamento do seu corpo e que dormir bem não significa necessariamente apenas dormir durante várias horas seguidas? Dormir bem significa ter um sono tranquilo e contínuo, o que é essencial para o bem-estar de qualquer indivíduo. As pessoas que têm problemas como ronco ou apneia do sono não conseguem ter um sono de qualidade.

O indivíduo que não consegue dormir bem se sente cansado durante todo o dia, o que acaba prejudicando sua rotina de trabalho e também sua vida pessoal. Entretanto, foi criada uma solução para quem sofre com esse tipo de problema: o aparelho para apneia.

Se você deseja entender mais sobre a apneia do sono e quer saber como o aparelho intraoral pode solucionar esse problema, continue a leitura!

O que é apneia do sono?

Apneia nada mais é que a suspensão da respiração. Logo, a apneia do sono pode ser caracterizada como o distúrbio respiratório que faz o indivíduo parar de respirar momentaneamente, diversas vezes, enquanto dorme.

Na maioria dos casos, a apneia vem acompanhada de ronco alto porque a respiração dificultosa acaba causando a ronqueira. Existem dois tipos de apneia e são eles:

Apneia obstrutiva do sono

Como o próprio nome já sugere, a apneia obstrutiva do sono ocorre quando há algum obstáculo dificultando a passagem do ar pelas vias respiratórias. Geralmente, essa obstrução acontece porque os músculos da garganta relaxam durante o sono. 

Ao perceber que a quantidade de oxigênio presente no sangue diminuiu, o cérebro força o indivíduo a acordar no meio da noite para respirar. Esse ciclo se repete várias vezes durante a noite e é por isso que a qualidade do sono de um paciente que sofre de apneia do sono é tão prejudicada.

Esse tipo de apneia é o mais comum entre a população. Então, se você tem dificuldade para manter um sono tranquilo e se sente sonolento e cansado durante o dia, tenha cuidado!

Apneia central do sono 

Diferentemente da apneia obstrutiva, a apneia central do sono ocorre por motivos neurológicos, e não fisiológicos. Nesse caso, o cérebro, por algum motivo, não consegue transmitir corretamente todos os sinais para os músculos responsáveis pela respiração e, por isso, o indivíduo sente dificuldade para respirar durante o sono.

Esse caso é bem menos comum, mas não deixa de ser tão grave quanto o outro. Além de tudo, também faz o paciente se sentir cansado durante o dia.

Quais são os riscos da apneia do sono?

Muitas pessoas também pensam que a apneia do sono não oferece risco nenhum à saúde do paciente porque ela apenas causa ronco, certo? Errado! Infelizmente, existem alguns riscos.

O maior problema da apneia do sono é que o próprio paciente, muitas vezes, não consegue perceber por si mesmo que sofre dessa doença, já que ela se manifesta enquanto ele está dormindo. Por isso, você deve ficar atento a estes sintomas específicos:

  • sonolência excessiva durante o dia;
  • ronco alto;
  • despertar durante a noite com falta de ar;
  • acordar com a boca seca;
  • dor de cabeça matinal;
  • esquecimentos.

Como deu para notar, a apneia do sono prejudica consideravelmente a qualidade de vida do paciente porque, além de sentir todos os sintomas citados, ele também fica estressado e irritadiço durante o dia devido às várias noites maldormidas. Quem sofre de apneia tem muita dificuldade para se concentrar. O indivíduo sonolento também pode sofrer algum acidente durante o trabalho ou enquanto dirige, o que é um grande perigo.

Por fim, em casos mais graves, uma apneia obstrutiva do sono mal tratada pode gerar ou piorar os casos de doença cardiovascular, como arritmia, hipertensão, insuficiência cardíaca, infarto e AVC (acidente vascular cerebral). Portanto, se você conhece alguém que ronca muito durante a noite e faz barulhos como se estivesse engasgando, avise a pessoa o mais rápido possível sobre a possibilidade de que ela pode estar sofrendo de apneia do sono.

Qual o melhor tratamento?

Eleger um entre tantos tratamentos como o melhor é uma afirmação um tanto presunçosa, já que existem várias causas para o surgimento da apneia do sono, e cada caso deve ser tratado de uma maneira.

A maioria das pessoas que sofrem de apneia tenta tratar o problema com o CPAP. Esse aparelho faz uma pressão contínua nas vias aéreas assegurando o fluxo ininterrupto de ar.

O CPAP é muito eficaz e resolve a maioria dos casos, mas o ponto negativo desse tratamento é que ele não é nada prático ou confortável. Para usar o aparelho, o indivíduo precisa ficar com uma máscara acoplada ao rosto enquanto dorme. Imagine, por exemplo: para viajar deve ser desconfortável carregar esse aparelho e usá-lo fora de casa.

Fora o CPAP, outro tratamento muito procurado é a cirurgia. Contudo, até mesmo os médicos aconselham que os pacientes tentem outros tipos de tratamento antes de fazerem essa intervenção tão invasiva.

Um tratamento muito aconselhado, reversível e nada invasivo é o aparelho intraoral. É comprovado que esse tipo de aparelho traz melhoras significativas para a vida dos pacientes que sofrem de apneia leve ou ronco decorrente de alguma malformação na estrutura mandibular. Dependendo da causa, o aparelho também pode tratar apneias moderadas e graves, o que é uma ótima opção para quem não gosta de usar o CPAP.

A SB Ortoimplante faz o tratamento com esse tipo de aparelho intraoral. O aparelho melhora não só o sono do paciente, mas também toda a sua vida! Por outro lado, vale lembrar que não cabe ao paciente decidir qual tratamento seguir. O uso do aparelho intraoral deve ser feito sob recomendação de um médico e também de um dentista especializado. 

Caso você não tenha ainda recebido recomendação profissional para o uso do aparelho intraoral, agora que você já sabe mais sobre o dispositivo para apneia pode procurar o seu médico e mostrar interesse em investir nesse tipo de tratamento.

Gostou do nosso texto sobre aparelho para apneia? Ficou interessado em adquirir o aparelho intraoral que nós citamos aqui? Então, entre em contato com a SB Ortoimplante e saiba mais sobre os nossos aparelhos!

Compartilhar:

Leave comment