Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/sbortoimplante/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/sbortoimplante/www/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2758

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/sbortoimplante/www/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2762

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/sbortoimplante/www/wp-content/plugins/revslider/includes/output.class.php on line 3706

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the so-widgets-bundle domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/sbortoimplante/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/sbortoimplante/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Tratamento de ronco e apneia: Entenda agora como funciona!

Seja Bem-Vindo a SB Ortoimplante

Entenda agora como é o tratamento de ronco e apneia

tratamento de ronco e apneia

Entenda agora como é o tratamento de ronco e apneia

Embora muitas pessoas pensem que o ronco é uma característica natural do corpo humano, a barulheira noturna pode ser um indício de que há alguma coisa muito errada com a respiração.

É claro que existem alguns casos menos sérios em que o ronco é resultado das vibrações que a passagem de ar causa nos tecidos da garganta, e esses não precisam de tanta atenção. Mas roncar também pode ser um sintoma de um distúrbio respiratório chamado apneia do sono e, nesse caso, o indivíduo precisa procurar um tratamento de ronco e apneia.

Neste texto, além de entender de uma vez por todas o que é essa tal de apneia do sono, você também vai descobrir algumas formas de tratar o ronco e apneia.

Ficou interessado? Então continue a leitura!

O que é a apneia do sono?

A palavra apneia significa suspensão momentânea da respiração, ou seja, a apneia do sono é um distúrbio respiratório potencialmente grave — já que o indivíduo para momentaneamente de respirar durante seu sono, o que geralmente ocorre várias vezes ao longo da noite.

Existem dois tipos de apneia do sono, sendo eles:

Apneia obstrutiva do sono

Esse é o tipo mais comum entre a população. A apneia obstrutiva do sono acontece quando os músculos da garganta relaxam durante o sono e as vias respiratórias são obstruídas, o que impede a respiração. O cérebro percebe que a quantidade de oxigênio presente no sangue cai e manda mensagens para que o indivíduo desperte e volte a respirar normalmente. Devido à dificuldade para respirar, o indivíduo costuma roncar e produzir sons como se estivesse sufocado.

Quem sofre de apneia obstrutiva do sono, geralmente, acorda várias vezes ao longo da noite, e isso acaba prejudicando a qualidade do sono. Se você tem dificuldade em manter um sono profundo e fica sonolento durante o dia, cuidado: esse pode ser um sintoma de apneia!

Apneia do sono central

A apneia do sono central é bem menos comum e acontece por uma pequena “falha” do cérebro. O que ocorre, nesse caso, é que o cérebro não transmite corretamente os sinais para os músculos responsáveis pela respiração — logo, a respiração fica falha e dificultosa.

Assim como na apneia obstrutiva do sono, a pessoa também pode acordar várias vezes durante a noite e ter dificuldades em manter um sono tranquilo, o que resulta no cansaço e na sonolência durante o dia.

Tratamento de ronco e a apneia, como funciona?

Existem várias formas de tratar ou prevenir o ronco e a apneia do sono, mas cada caso exige um tratamento diferente. Confira agora como cuidar da sua ronqueira ou apneia:

1. Perdendo peso

O excesso de peso é um fator de risco da apneia do sono, principalmente para quem sofre de apneia obstrutiva. Lembra-se que a apneia obstrutiva do sono ocorre porque os tecidos da garganta impedem a passagem de ar? Estar acima do peso agrava ainda mais essa situação, pois a gordura ao redor do pescoço restringe as vias respiratórias.

2. Usando o umidificador no quarto

O umidificador pode ser um grande aliado no combate ao ronco, mas surte pouco ou nenhum efeito contra a apneia.

Quando o ronco é causado por congestão nasal, problemas respiratórios ou alergias, a umidade do ar melhora (e muito) a qualidade da respiração e, assim, diminui o ronco.

Mas vale salientar que o umidificador não cura o ronco, ele apenas facilita a respiração. O problema ainda deve ser tratado com um médico.

3. Abolindo o uso de sedativos

Essa não é uma dica para melhorar os sintomas do seu ronco ou curar a sua apneia, mas sim um alerta para o que pode acontecer durante o seu sono, caso você use calmantes e sedativos antes de dormir.

Uma característica de quem tem apneia, como já dissemos, é acordar durante a noite para normalizar a respiração. Com o uso dos sedativos, a pessoa pode não acordar para respirar, o que piora a sensação de sufocamento.

4. Evitando beber antes de dormir

Você conhece alguém que, após passar a noite bebendo, ronca muito alto durante a noite? Esse fenômeno é muito comum e acontece porque o álcool age como um relaxante muscular que deixa os músculos das vias respiratórias mais frouxos, o que acaba causando o ronco. Em caso de apneia obstrutiva do sono, o álcool pode ser um agravante pelo mesmo motivo.

O álcool também deixa o sono mais agitado, e quem bebe antes de dormir, com certeza, acordará cansado.

5. Dormindo de lado

Muitas pessoas são cutucadas por seus parceiros quando dormem de barriga para cima. Nessa posição, a garganta recebe uma pressão maior, as vias respiratórias se estreitam e o ronco aumenta. Dormir de lado pode, sim, ajudar a amenizar o ronco.

6. Usando aparelhos ou dilatadores

Se você ronca porque a sua língua relaxa e desliza para trás, tampando a sua garganta, os aparelhos ortodônticos podem ser a solução! Os aparelhos (sejam eles móveis ou fixos) corrigem a posição da língua e da mandíbula do indivíduo, facilitando a passagem de ar.

O que pode resolver o seu problema, caso você sinta dificuldade para respirar pelo nariz enquanto dorme, são os dilatadores nasais. Tanto os dilatadores quanto os aparelhos facilitam a passagem de ar, só que por vias diferentes.

7. Fazendo cirurgia

Infelizmente, em alguns casos de apneia, o único tratamento é a cirurgia. Se o indivíduo tiver algum problema anatômico — como queixo retraído, amídalas protuberantes, estreitamento anormal da garganta ou presença de carnes esponjosas no nariz — é muito provável que ele precise realizar uma cirurgia.

Cada caso requer um tipo de intervenção diferente, mas o ideal é que você deixe a cirurgia como última opção. Tente todos os métodos possíveis antes de se submeter a isso.

Como saber qual o melhor tratamento para o meu caso?

Não existe pessoa melhor que um bom médico para ajudá-lo a definir qual é o tratamento mais adequado para o seu ronco ou apneia. É imprescindível que você procure a ajuda de um profissional antes de tentar qualquer um dos métodos citados acima.

O médico vai analisar o seu caso porque, como já dissemos várias vezes, o ronco e a apneia podem ser causados por diversos motivos e cada situação deve ser tratada de uma determinada forma.

Tentar solucionar o problema sozinho não surtirá efeito algum, e quanto mais você demora para procurar ajuda médica, mais o seu caso pode se agravar, principalmente se tratando de apneia do sono.

Esses problemas devem ser levados a sério porque ambos têm graves consequências se não forem bem tratados. Existem vários tratamentos de ronco e apneia, então, procure um médico imediatamente e resolva já o seu problema!

Gostou das nossas dicas? Quer saber mais sobre tratamentos ortodônticos para ronco? Então acesse o site da SB Ortoimplante, curta a nossa página no Facebook e conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho.

Compartilhar:

Beatriz Senne de B. Novais

Autora do Blog da SB ortoimplante | CRO 35323 | Reabilitação Oral - PUC RJ | Harmonização Orofacial (Membro Sbti) | Especializada em odontologia do Sono.

Comentário em "Entenda agora como é o tratamento de ronco e apneia"

  1. […] um entre tantos tratamentos como o melhor é uma afirmação um tanto presunçosa, já que existem várias causas para o […]

Leave comment