Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/sbortoimplante/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/sbortoimplante/www/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2758

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/sbortoimplante/www/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2762

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/sbortoimplante/www/wp-content/plugins/revslider/includes/output.class.php on line 3706

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the so-widgets-bundle domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/sbortoimplante/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/sbortoimplante/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Mordida cruzada: o que é e como trata-la? | SB Ortoimplante

Seja Bem-Vindo a SB Ortoimplante

O que é a mordida cruzada e como tratá-la?

mordida cruzada

O que é a mordida cruzada e como tratá-la?

A mordida cruzada é um problema oclusal que atinge pessoas de diferentes idades e que pode causar sérios danos para a saúde de uma pessoa. Também conhecida como mordida invertida, o problema atinge a arcada dentária e está associado a uma mudança que geralmente acontece durante o desenvolvimento estrutural da face e do crânio.

Com base nisso, vamos desenvolver mais sobre o assunto e mostrar o que é, de fato, esse tipo de mordida, quais são os danos que ela pode causar e como ocorre o tratamento.

Se você quer saber mais para manter a saúde e a beleza do seu sorriso, leia esta publicação e aproveite cada informação!

Definição de mordida cruzada

Resumidamente, essa mordida é simplesmente um desalinhamento dos dentes. Isso significa que, ao fechar a boca, um ou mais dentes da arcada dentária superior não conseguem se alinhar com a inferior e, com isso, ficam mais próximos da língua ou da bochecha. O mesmo problema também pode acontecer quando falta espaço no maxilar e há o apinhamento dos dentes.

O resultado é um sorriso visualmente torto, capaz de diminuir a autoestima de qualquer pessoa, além de provocar incômodos durante a mastigação e gerar problemas na saúde bucal, como gengivite e cáries, por exemplo.

De um modo geral, é possível afirmar que existem dois tipos principais da mordida:

  • a anterior, popularmente conhecida como “queixo para frente”, que é quando os dentes superiores da parte da frente fecham por trás dos dentes da arcada inferior;
  • a posterior, também chamada de lateral, que é quando os dentes superiores se fecham por dentro dos dentes inferiores.

Sintomas do problema

Além de o problema poder ser identificado visualmente — por meio do sorriso torto —, existem outros sintomas associados à saúde bucal. Sentir dor de cabeça frequentemente e até mesmo ouvir zumbidos são exemplos, já que a mordida gera danos na articulação entre os maxilares.

Também podem ocorrer sintomas como a sensibilidade dentária devido ao desgaste do esmalte dentário que o desalinhamento provoca e, em casos mais graves, a perda do tecido estrutural dos dentes — tanto gengival quanto ósseo.

Principais causas

Geralmente, as causas desse tipo de mordida estão relacionadas tanto a fatores internos quanto externos. Entre os mais comuns, é possível citar:

  • anomalias ósseas congênitas;
  • anomalia no desenvolvimento do maxilar;
  • postura incorreta;
  • respiração bucal;
  • perda precoce ou prolongada dos dentes de leite;
  • genética;
  • atraso no crescimento dos dentes;
  • maus hábitos, como chupar os dedos, utilizar chupetas, roer unha e morder objetos, como tampa de caneta.

Danos que o problema pode gerar

Apesar de um dos motivos principais para a busca do tratamento estar relacionado à fatores estéticos, a mordida cruzada gera ainda sérios danos na saúde bucal.

Entre as possíveis complicações em adultos, ocorre o desgaste excessivo da gengiva e dos dentes, o surgimento de cáries e doenças gengivais — como gengivite e periodontite —, retração da gengiva, comprometimento das articulações bucais e até fratura dos dentes.

É comum ainda ocorrer, com frequência, mordidas acidentais nas bochechas — que provocam machucados e possíveis inflamações —, bruxismo e dores na região dos ombros, do pescoço e da cabeça devido a contração contínua do músculo da mandíbula.

Na infância, a presença desse tipo de mordida pode desencadear problemas no desenvolvimento dos ossos faciais e refletir na respiração, na mastigação e no desenvolvimento fonoaudiológico.

Tratamento adequado para o problema

Para identificar, acompanhar e tratar o problema, é imprescindível se consultar com um profissional em uma clínica odontológica. Apesar de cada caso ser bastante específico e necessitar de cuidados especiais, as principais formas de tratamento estão relacionadas ao uso de um expansor de palato ou de aparelho dentário.

Em alguns casos, o dentista deve recorrer a outros tipos de procedimentos, como cirurgias e remoção dos dentes. No entanto, é elementar realizar cada processo com um especialista.

Agora que você já sabe tudo sobre a mordida cruzada, já pode ir até uma clínica odontológica e se certificar de que tanto a sua estética quanto sua saúde bucal estejam em dia.

E aí, gostou do conteúdo do post? Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Então assine a nossa newsletter e receba conteúdo diretamente na caixa de entrada do seu melhor e-mail!

Share:

Beatriz Senne de B. Novais

Autora do Blog da SB ortoimplante | CRO 35323 | Reabilitação Oral - PUC RJ | Harmonização Orofacial (Membro Sbti) | Especializada em odontologia do Sono.

Comment on "O que é a mordida cruzada e como tratá-la?"

  1. […] ortodontia pode ser indicada para bruxismo, problemas com mordida, síndrome de ATM (disfunção temporomandibular) e, claro, estética, resolvendo casos, por […]

  2. […] de estética são: rejuvenescimento da pele, suavização de linhas de expressão ou rugas, tratamentos dentários e preenchimentos […]

  3. […] de estética são: rejuvenescimento da pele, suavização de linhas de expressão ou rugas, tratamentos dentários e preenchimentos […]

Leave comment