Provavelmente, você já deve ter se questionado se o correto é utilizar fio dental antes ou depois da escovação, certo? Apesar de ser considerado, por muitas pessoas, um passo com menor grau de importância, a utilização diária do fio dental é indispensável para assegurar uma higiene bucal eficiente e, consequentemente, a saúde e a beleza de um sorriso.
Por isso, resolvemos falar sobre a importância do uso do fio dental diariamente e quais são os seus benefícios para a saúde bucal. Além disso, vamos falar sobre o melhor momento de utilizá-lo e quais são as vantagens e as desvantagens de cada período. Se você ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto e os principais cuidados que você deve ter, leia esta publicação!
Qual é a importância do fio dental?
Utilizado para complementar a higienização bucal, o fio dental é o responsável por remover pequenos resíduos e placas bacterianas que ficam agarrados entre os dentes. Isso acontece porque, na maioria das vezes, as cerdas das escovas não alcançam todas as regiões da boca durante a escovação.
Normalmente, tais resíduos e placas bacterianas são os responsáveis pelo surgimento de alguns problemas bucais, como a presença de tártaro, de cáries, de mau hálito e de doenças periodontais. No entanto, com a utilização regular do fio dental, a higiene bucal fica muito mais completa e a probabilidade de ocorrer qualquer problema cai.
Quais são as vantagens de utilizar fio dental?
Além de assegurar uma higienização dentária completa e mais eficaz, existe uma série de outras vantagens relacionadas ao uso diário do fio dental. São elas:
- proteção da gengiva, uma vez que ocorre a remoção das placas bacterianas, responsáveis por provocar a gengivite e, em casos mais sérios, a periodontite, que pode gerar danos irreversíveis nas estruturas de sustentação dentária;
- limpeza total dos dentes, já que o fio dental promove a limpeza subgengival, remove sujeirinhas nos locais de difícil acesso e impede o acúmulo de resíduos e a presença de tártaro;
- proteção contra problemas futuros, que variam desde agravos gengivais até perdas ósseas graves.
Qual é o melhor momento para passar o fio dental?
No dia a dia, o fio dental deve ser sempre utilizado após as refeições, como almoço e jantar. Cientificamente, não existem estudos que apontam qual é o melhor momento para passar o item, ou seja, se é antes ou depois da escovação. No entanto, existem prós e contras relacionados ao período em que ele será utilizado.
Quando passado antes da escovação, o fio dental remove as placas bacterianas da região bucal e, depois, as cerdas da escova de dente complementam a ação, eliminando restos de alimentos e demais resíduos.
Quando utilizado depois, ele remove os resíduos alimentares deixados pela escovação, assim como placas bacterianas, especialmente entre os dentes e nas regiões próximas à gengiva. Todavia, ao deixar para realizar esse passo por último, é comum que as pessoas não deem tanta importância a ele e acabem deixando de realizá-lo.
É comum ver uma pessoa escovando os dentes e deixando de passar fio dental depois, não é mesmo? Em contrapartida, a probabilidade de uma pessoa passar o fio dental e deixar de escovar os dentes em seguida é muito menor.
Portanto, de uma forma geral, recomenda-se que o fio dental seja utilizado diariamente e independentemente do momento. O importante é um ritual de higienização completo e que possa se adaptar às suas necessidades e ao seu cotidiano.
Lembre-se de que é necessário utilizar o fio dental correto, seja ele com múltiplos filamentos (mais fibroso e mais comum), com filamento único (resistente e indicado para quem tem os dentes muito juntos), de cera (que facilita o deslizamento) e próprios para situações singulares (como para pessoas que utilizam aparelho dentário).
Agora que você já sabe que não interfere na sua saúde bucal se você passa o fio dental antes ou depois da escovação, aproveite as informações e não se esqueça de seguir esse passo todos os dias.
Se você gostou do post e quer continuar por dentro do assunto, confira quais são os problemas bucais mais comuns e curta a nossa página no Facebook fique por dentro de todas as novidades!!
Ortodontia: confira 6 cuidados essenciais durante o tratamento - SB Ortoimplante
[…] fio dental deve ser usado antes e depois da escovação, de modo a garantir a remoção total de qualquer […]
Sensibilidade nos dentes: o que é e como tratar? | SB Ortoimplante
[…] principal causa para o desgaste do esmalte dos dentes é a escovação realizada com força exagerada. Muitas pessoas pensam que quanto mais força se aplica à escova […]
Gengivite: O que é e como é feito seu tratamento?
[…] A inflamação também causa o sangramento fácil das gengivas, seja durante a escovação ou o uso do fio dental. Geralmente, a gengivite também deixa as gengivas sensíveis, mas há casos em que o paciente com […]
O que é a ortodontia preventiva e quais os seus benefícios?
[…] desde cedo. O dentista orienta os pequenos sobre a forma certa de se escovarem os dentes e de como usar o fio dental. Ele também faz aplicação de flúor. As crianças que não passam por essa conscientização […]